Buscar somente nesse site.

Universidade Federal do Oeste do Pará

Alunos da Ufopa estudam formação socioeconômica de Mojuí dos Campos

8 de Fevereiro de 2019 às 15:19

Alunos do curso de Ciências Econômicas da Ufopa, realizaram na quarta-feira, 6 de fevereiro, a segunda visita técnica no município de Mojuí dos Campos. A atividade é parte da disciplina Formação Socioeconômica da Amazônia, ministrada pela professora Andréa Leão. A primeira visita ocorreu no dia 10 de novembro de 2018.

O objetivo foi integrar ensino e pesquisa visando trabalhar a formação socioeconômica de um município amazônico que, neste semestre, para a turma CE17 incluiu Mojuí dos Campos.

Na primeira visita, os alunos executaram uma pesquisa exploratória, aplicando um roteiro de entrevista com a população local e dialogaram com prefeito de Mojuí, Jailson Alves. O prefeito parabenizou a iniciativa e se colocou à disposição, juntamente com suas secretarias de governo para fornecer as informações necessárias sobre o município.

Ação realizada na segunda visita à Mojuí dos Campos, envolveu uma Roda de Conversa, onde o prefeito, vice-prefeito e os secretários de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Agricultura, Gestão Administrativa e Transportes, participaram, além das professoras Andréa Leão, Elen Pessoa e os alunos da turma CE17.

Na oportunidade, perguntas sobre a história, economia, meio ambiente, organização política, social e cultural de Mojuí dos Campos, foram respondidas pelos gestores presentes. Ainda na segunda visita, juntamente com diretores do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Mojuí, o grupo fez uma visita na zona rural e conheceu uma área de plantação de abacaxi, considerado hoje um dos principais produtos da região.

As duas visitas e o trabalho realizado na disciplina foram o primeiro passo para inclusão de Mojuí dos Campos no Projeto Formaz (Formação Socioeconômica da Amazônia: estudos sobre desenvolvimento, sociedade e meio ambiente nos municípios de Alenquer e Belterra), coordenado pela Profa. Andréa Leão. Ainda neste ano o projeto será implementado em Mojuí e terá a finalidade de elaborar um dossiê sobre a formação socioeconômica, a divulgação de informações, as perspectivas de futuras parcerias e estudos socioeconômicos sobre o mais novo município da região Oeste do Pará.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/9fd61183194f9c44e4b007173f7c77a8.jpg

Comunicação/Ufopa, com informações da coordenação do curso Ciências Econômicas