Ultima atualização em 20 de Março de 2019 às 16:34

Alunos da Ufopa estudam formação socioeconômica de Mojuí dos Campos

Alunos do curso de Ciências Econômicas da Ufopa realizaram na quarta-feira, 6 de fevereiro, a segunda visita técnica ao município de Mojuí dos Campos. A atividade é parte da disciplina Formação Socioeconômica da Amazônia, ministrada pela professora Andréa Leão. A primeira visita ocorreu no dia 10 de novembro de 2018.

O objetivo foi integrar ensino e pesquisa, visando trabalhar a formação socioeconômica de um município amazônico, o que, neste semestre, para a turma CE17 incluiu Mojuí dos Campos.

Na primeira visita, os alunos executaram uma pesquisa exploratória, aplicando um roteiro de entrevista com a população local, e dialogaram com prefeito de Mojuí dos Campos, Jailson Alves. O prefeito parabenizou a iniciativa e se colocou à disposição, juntamente com suas secretarias de governo, para fornecer as informações necessárias sobre o município.

A ação realizada na segunda visita a Mojuí dos Campos envolveu uma roda de conversa, da qual o prefeito, o vice-prefeito e os secretários de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Agricultura, Gestão Administrativa e Transportes participaram, além das professoras Andréa Leão, Elen Pessoa e os alunos da turma CE17.

Na oportunidade, perguntas sobre a história, economia, meio ambiente, organização política, social e cultural de Mojuí dos Campos foram respondidas pelos gestores presentes. Ainda na segunda visita, juntamente com diretores do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Mojuí dos Campos, o grupo fez uma visita à zona rural e conheceu uma área de plantação de abacaxi, considerado hoje um dos principais produtos da região.

As duas visitas e o trabalho realizado na disciplina foram o primeiro passo para inclusão de Mojuí dos Campos no Projeto Formaz (Formação Socioeconômica da Amazônia: estudos sobre desenvolvimento, sociedade e meio ambiente nos municípios de Alenquer e Belterra), coordenado pela Profa. Andréa Leão. Ainda neste ano o projeto será implementado em Mojuí e terá a finalidade de elaborar um dossiê sobre a formação socioeconômica, a divulgação de informações, as perspectivas de futuras parcerias e estudos socioeconômicos sobre o mais novo município da região Oeste do Pará.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/9fd61183194f9c44e4b007173f7c77a8.jpg

Comunicação/Ufopa, com informações da coordenação do curso de Ciências Econômicas

8/2/2019