Ultima atualização em 12 de Abril de 2019 às 11:03

Alunos da Ufopa participarão da etapa nacional dos Jogos Universitários Brasileiros

Atletas campeões do Jiufopa de 2018 irão competir nas modalidades de tênis de mesa e xadrez.

Estudantes atletas campeões das modalidades tênis de mesa e xadrez nos Jogos Internos da Ufopa (Jiufopa) de 2018 irão competir na etapa nacional dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que ocorrerá no período de 22 a 27 de abril de 2019, em Brasília (DF). Os Jogos Universitários Brasileiros têm por finalidade aumentar a participação em atividades esportivas em todas as instituições de ensino superior, públicas e privadas no território nacional, fomentando assim a prática do esporte universitário com fins educativos e competitivos.

Na competição, a Ufopa será representada pelos discentes: Daniel Carvalho Pereira, na modalidade tênis de mesa; e Lucas Filipe Echer Araújo, no xadrez. Os discentes, que representarão a Ufopa nesta etapa da competição nacional, receberão ajuda de custo no valor de R$ 2.500,00 para despesas com passagens, uniforme, taxa de inscrição, hospedagem e alimentação, financiada com os recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

Cursando o sétimo semestre de Ciências da Computação, Daniel Carvalho Pereira, de 21 anos, começou a praticar o tênis de mesa na escola, por diversão. “Chegando na Ufopa é que tive a oportunidade de levar o esporte a sério e de participar de competições, como os Jogos Internos da Ufopa, me dedicar mesmo ao esporte”, explica. “Quando não estou estudando, estou ou na academia me preparando ou na mesa de tênis do Tapajós. Essa é a minha rotina de treino diário”.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/b709500ae21a65e21f53d234e319650b.jpg
Daniel Pereira representará a Ufopa
no tênis de mesa. Foto: acervo do atleta.

Natural de Santarém, é a primeira vez que o aluno irá participar da etapa nacional dos Jogos Universitários Brasileiros. “É uma expectativa muito grande, pois lá tem atletas de todo o Brasil.  Atletas que eu admiro, que já participaram dos jogos e que vão participar novamente este ano. Poder estar representando a Ufopa é um grande orgulho”, afirma.

Também natural de Santarém, Lucas Filipe Echer Araújo, de 20 anos, aprendeu xadrez ainda pequeno, com o pai, um apaixonado pelo esporte. “Meu pai gosta muito de xadrez e acabei gostando também, só que havia pouca gente para praticar. Em 2014, lembrei de um amigo do meu pai que sabia jogar muito bem, o Gilmar, que é referência no esporte em Santarém. Ele foi me passando dicas e comecei a estudar o xadrez com mais seriedade, aprendi a melhorar a forma como jogava”, explica o discente que, desde 2017, cursa licenciatura em Geografia.

“O xadrez parece uma disciplina acadêmica, porque há muitos livros e ele é muito estudado nos outros países”, esclarece Araújo, que está se preparando para a competição. “Estou revisando um pouco mais aquilo que vou jogar, que são as aberturas e as defesas. Também fico treinando cálculo, porque o xadrez é muito cálculo. Ficar exercitando a mente todos os dias para fazer um bom torneio”.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/69f0660b1be881cd4551bec28bcd7de9.jpg
Lucas Araújo (esquerda, em primeiro plano) e sua
paixão pelo xadrez. Foto: acervo do atleta.

De acordo com a Coordenação de Esportes da Ufopa, vinculada à Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), as modalidades de competição coletivas, como handebol, futsal, volei e basquete ainda passarão por seletivas, mais especificamente a etapa estadual e regional, até que possam chegar à fase nacional. No ano passado, a equipe masculina de handebol da Ufopa conseguiu se classificar para a fase nacional. A etapa estadual ocorrerá no final de maio.

Comunicação/Ufopa, com informações da Coordenação de Esportes (Proges)

12/4/2019

Daniel Pereira (esquerda) pratica tênis de mesa na Unidade Tapajós. Foto: acervo do atleta.