Ultima atualização em 25 de Janeiro de 2023 às 17:26

Alunos da Ufopa realizam ações de educação ambiental em comunidade da Flona Tapajós

Alunos do curso de Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental (BESA) do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realizaram nos dias 11, 12 e 13 de janeiro de 2023 atividades práticas de ensino e de extensão na comunidade São Domingos, situada na Flona do Tapajós, no município de Belterra (PA).

Sob a orientação dos professores José Cláudio Ferreira dos Reis Júnior e Mauro Alexandre Paula de Sousa, os discentes ministraram palestras nas temáticas de educação ambiental, reaproveitamento de resíduos sólidos e desenvolvimento econômico e social, além de oficinas sobre reciclagem de papel, produção de composteira doméstica e reutilização de garrafas PET e de óleo de cozinha, tendo como público-alvo estudantes da rede pública de ensino fundamental e chefes de família.

As atividades foram realizadas como parte avaliativa das disciplinas de "Planejamento Urbano e Ambiental" e "Projeto de Pesquisa em Engenharia Sanitária e Ambiental". Segundo os professores José Cláudio e Mauro Alexandre, a atividade prática de conceitos teóricos discutidos em sala de aula é de extrema importância na formação de novos profissionais, além de contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento da região amazônica.

Oficina 1: Educação Ambiental: Reutilização de garrafas PET

Teve o objetivo de confeccionar brinquedos lúdicos conhecidos como bilboquê e vai e vem, utilizando como matéria-prima garrafas PET. “Considerando a necessidade de compartilhar alternativas que transformem este tipo de material, comumente descartado como lixo, em objetos utilitários, a oficina foi regada de muitas brincadeiras e gargalhadas, um verdadeiro sucesso de trocas de experiências e de muito aprendizado. Os acadêmicos, de forma engajada e comprometida, puderam colocar em prática os conhecimentos de saneamento, preservação e sustentabilidade, disseminando frutos para a sociedade”, afirma o professor José Cláudio dos Reis Júnior.

Participantes da atividade de produção de brinquedos a partir da reciclagem de garrafas PET.
Foto: Divulgação.

Oficina 2: Reutilização de óleo de cozinha para a produção de sabão caseiro

Tratou da produção de sabão caseiro como alternativa economicamente viável de geração de renda e uso pessoal, através do reaproveitamento de óleo de cozinha usado, ensinando práticas de sustentabilidade.

Oficina 3: Produção de composteira doméstica

Ensinou os comunitários a produzir uma composteira doméstica, visando ao reaproveitamento de resíduos orgânicos para fertilização e manejo do solo. A oficina proporcionou aos comunitários o conhecimento de conceitos teóricos e práticos sobre a temática, além de ensinar a elaborar sua própria composteira doméstica e como manejá-la de maneira correta e eficiente.

Oficina 4: Reciclagem do óleo de cozinha e produção de massa de modelar

O objetivo principal foi transmitir, de forma simples, objetiva e lúdica, a importância da reciclagem e, ao mesmo tempo, desenvolver, estimular e fortalecer a ética e consciência ambiental. A primeira atividade foi a produção de massa de modelar, acessível e sem produtos tóxicos, a partir da utilização do óleo de cozinha usado como ingrediente principal. “Foi explicada para as crianças a forma correta de descarte de óleo de cozinha usado, bem como as consequências de práticas inadequadas de descarte. Assim, ao mesmo tempo em que confeccionavam suas próprias massas, compreendiam a importância da preservação e conservação do local em que vivem”.

Atividade de reciclagem de óleo de cozinha e produção de massa de modelar. Foto: Divulgação.

Oficina 5: Reciclagem de papel

O objetivo foi estimular as crianças da comunidade por meio da pintura de desenhos retratando a importância do saneamento básico. As pinturas foram coladas em sequência, de modo que proporcionou a montagem de uma história intitulada “O Saneamento e a Vida”, contada em forma de filme em uma televisão confeccionada em papelão.

25/01/2023