Buscar somente nesse site.

Universidade Federal do Oeste do Pará

Alunos de Gestão Pública da Ufopa participam de encontro nacional em Brasília

11 de Setembro de 2019 às 16:58

Um grupo de estudantes do curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional (GPDR) representou a Ufopa no Encontro Nacional de Estudantes do Campo de Públicas (Enecap), realizado no período de 5 a 8 de setembro de 2019 na Universidade de Brasília (UnB), em Brasília (DF). O evento é considerado o principal do Brasil na área de Públicas.

O tema da edição 2019 do Enecap foi "Arenas Públicas: conexões e espaços de disputas", construído academicamente a partir de ideias do sociólogo francês Daniel Ceffaï. Para o autor, as arenas públicas podem ser compreendidas como espaços sociais que contêm um problema público. Dentro dessa arena, há diversos atores agindo e interagindo com o problema. Uma arena pública é um espaço onde vários pontos de vista são expressos na tentativa de solução para o problema. Essas e outras propostas devem contribuir para aprimoramento do setor público.

O curso da Ufopa foi representado por 18 alunos, a maior delegação da região Norte em todas as edições do Enecap, realizado desde 2002. A equipe foi convidada a dirigir uma mesa-redonda intitulada "Os desafios da Gestão Pública na Amazônia", apresentada pelos discentes Bianca Lopes, Lorene Gilberto, Jamisson Menezes, Edilmar Quaresma, Samuel Moura e Yuri Santana. Além da mesa-redonda, os estudantes participaram de outras atividades, como apresentação de trabalhos, minicursos e palestras.

Para a coordenadora do curso de GPDR da Ufopa, professora Évani Santos, a participação de acadêmicos em eventos nacionais é importante para o intercâmbio de informações e conhecimento de novos cenários, bem como a discussão de temas relevantes para o desenvolvimento do País. “Os alunos puderam compartilhar a realidade da região Amazônica para o público nacional, sob a perspectiva das suas experiências e das pesquisas que realizam na Universidade”, enfatizou.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/779781fe4208007cc4175483cba0bb87.jpg
Alguns dos alunos do curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional que integraram a delegação da região Norte
no Enecap 2019, representando a Ufopa.

11/9/2019

None