Ultima atualização em 6 de Maio de 2021 às 11:55

Alunos e servidores da pós-graduação poderão participar de círculos acolhedores

Estudantes e servidores dos programas de pós-graduação da Ufopa poderão participar de encontros virtuais do projeto Círculo Acolhedor, promovido pelo Núcleo de Psicologia da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges). Em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), o projeto foi adaptado para o ambiente virtual e, através do Programa de Ações Emergenciais (Paem) da Ufopa, resultou em outro projeto: "Impactos psicossociais da pandemia: construindo um observatório de saúde mental com enfoque nos discentes e docentes da pós-graduação".

Atualmente, a Ufopa possui aproximadamente 500 discentes ativos e 200 servidores (técnicos e docentes) no âmbito da pós-graduação. O novo projeto foi criado justamente para fomentar as ações de atenção para este público-alvo. Com o advento da pandemia de Covid-19, as psicólogas do Nupsi adaptaram as atividades do Círculo Acolhedor, levando em consideração a necessidade dos estudantes e as ferramentas de teletrabalho disponíveis.

Os encontros virtuais ocorrerão pela plataforma Google Meet nos dias 6 e 20 de maio, das 14h30 às 16h, e serão mediados pelas psicólogas do Nupsi. Com o tema “Saúde mental e as vivências acadêmicas”, o encontro do dia 6 é voltado aos alunos e servidores de mestrados, e o dia 20 aos discentes e servidores de doutorado.

Durante a prática circular, cada integrante tem a oportunidade de expressar o que pensa e sente e é instigado a compartilhar suas dificuldades, inquietudes, situações geradoras de estresse e experiências de vida. A abordagem das temáticas acontece de maneira flexível, respeitando a dinâmica, a necessidade e particularidade de cada grupo.

• Para se inscrever no encontro do dia 6 de maio (mestrado), clique aqui.
  • Para participar do encontro do dia 20 de maio (doutorado), inscreva-se aqui.

05/05/2021