Buscar somente nesse site.

Universidade Federal do Oeste do Pará

Alunos indígenas da Ufopa mostram resultados de trabalhos em encontro internacional

13 de Agosto de 2019 às 16:07

No período de 7 a 9 de agosto, 11 alunos indígenas da Ufopa apresentaram o resultado de seus trabalhos oriundos de atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos na Formação Básica Indígena e nos seus respectivos cursos. A apresentação ocorreu durante o IV Colóquio Internacional Discurso e Mídia na Amazônia – Interculturalidade e resistência, que teve como sede a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Marabá-PA.

Os discentes participantes comunicaram seus trabalhos no Simpósio Temático 04, Intitulado: Discursos de auto representação indígena em experiências contra hegemônicas. A coordenação foi dos professores Hiran de Moura Possas (Unifesspa), Maria Cristina Macedo Alencar (Unifesspa) e Marília Fernanda Pereira Leite (Ufopa).

Os organizadores do Colóquio foram: Grupo de Estudos Mediações, Discursos e Sociedades Amazônicas (Gedai), Grupo de Estudos Interculturais da Amazônia (GEIA), Grupo de Estudos de Discurso e Dinâmicas Amazônicas (GEDDA) e o Centro de Estudos Internacionais (CEI), vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA/Unifesspa).

Nome dos alunos e dos trabalhos apresentados no Colóquio:

1)    Gerlane Arapium: “Ser  aluna indígena no curso de letras da ufopa: a descoberta da literatura indígena enquanto ferramenta de resistência e de garantia da lei 11.645/08”. A orientações foi da professora Marília Leite (Ufopa/FBI/ICED).

2)    Julie Tupinambá: “Os impactos da pesca predatória nas aldeias da região do Tapajós”, orientado pela professora Paula Colares(Ufopa/FBI/ICED).

3)    Crislaine Tapuia: “Monitores e monitorandos indígenas na ufopa: nós também podemos!”, orientado pela professora Denize Carneiro (Ufopa/FBI/ICED).

4)    Karo Munduruku e Eliano Munduruku: "Arqueologia nas aldeias munduruku do médio tapajós - kuyjeat etaibinap: uma abordagem audiovisual”, orientado pelo professor Raoni Valle (Ufopa/ICS).

5)    Rosimary Munduruku e Rosiene Munduruku: “Idibi xipat em taquara”, orientado pela professora Denize Carneiro (Ufopa/FBI/ICED).

6)    Maria Borari: “A situação das línguas e do território da aldeia curucuruí do povo Borari”, orientado pela professora Marília Leite (Ufopa/FBI/ICED).

7)    Luanna Arapium e Suzan Arapium: “Bibliotecas em ‘lugares distantes’: aldeia, leitura e formação no rio Arapiuns”, orientado pelo professor Zair Henrique Santos (Ufopa/ICED).

8)    Pedro Wai Wai: “Apontamentos sobre direito territorial e linguístico na aldeia Mapuera”, orientado pela professora Marília Leite (Ufopa/FBI/ICED).