Ultima atualização em 20 de Junho de 2018 às 16:41

Alunos indígenas e quilombolas recebem orientação sobre cadastro no Bolsa Permanência do MEC

O cadastro é para a adesão de novas inscrições para o Programa Bolsa Permanência (PBP), instituído pelo MEC.

A Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) realizou no dia 19 de junho de 2018, na Unidade Amazônia, Campus de Santarém, uma reunião com discentes indígenas e quilombolas para repassar orientações sobre o cadastramento de novos alunos no Programa Bolsa Permanência (PBP), do Ministério da Educação (MEC), que autorizou a abertura de novas inscrições com a oferta de 2.500 novas vagas para todas as instituições federais de ensino superior.

Segundo a Proges, o cadastro é para a adesão de novas inscrições ao Programa Bolsa Permanência e, por isso, deverá ser realizado, preferencialmente, pelos calouros oriundos do Processo Seletivo Especial 2018, além de discentes indígenas e quilombolas ingressantes pelo Processo Seletivo Regular que ainda não tiveram acesso ao programa. Os candidatos deverão fazer as inscrições pela página do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP) na internet até o dia 31 de agosto.

“Essa política pública é de extrema importância para a Universidade, porque essa bolsa é o que garante a permanência desses estudantes na nossa instituição”, afirma a pró-reitora de Gestão Estudantil da Ufopa, Eliane Cristina Flexa Duarte. “Grande parte dos nossos alunos que ingressaram pelo Processo Seletivo Especial, como também pelo Processo Seletivo Regular que são indígenas e quilombolas, são vulneráveis economicamente. Por isso é importante garantir que todos os alunos se cadastrem corretamente para que eles possam receber essa bolsa”.

Para facilitar o cadastramento, a Ufopa disponibilizará para os alunos um laboratório de informática com o apoio de dois servidores da Proges. O cadastro poderá ser feito, inicialmente, nos dias 20 (quarta-feira) e 21 (quinta-feira), das 14 às 18 horas, no Laboratório de Informática situado na sala 212 do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), na Unidade Amazônia, Campus de Santarém. O objetivo é dar celeridade ao processo de adesão dos alunos da Ufopa no Programa, além de evitar erros no momento do cadastramento. “Chamamos os alunos para explicar sobre todos os procedimentos que eles deverão fazer para realizar o cadastro com sucesso”, afirma Eliane Duarte. “A instituição está mobilizada para dar suporte a esses alunos.”

No ato de inscrição, os alunos deverão preencher corretamente o formulário com informações acadêmicas e socioeconômicas, além de anexar a documentação (em PDF) exigida pelo MEC, como as declarações de autorreconhecimento, de pertencimento emitida pela comunidade, e da Fundação Nacional do Índio (Funai), para os indígenas, e da Função Cultural Palmares, para os quilombolas.

As instituições federais de ensino superior farão a análise da documentação comprobatória de elegibilidade dos estudantes ao programa e a aprovação dos respectivos cadastros no sistema de gestão entre os dias 18 de junho e 28 de setembro. Atualmente, o valor estabelecido pelo Conselho Deliberativo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal vinculada ao MEC, para os estudantes indígenas e quilombolas é de R$ 900,00.

Programa – Bolsa Permanência (PBP) é um programa do Governo Federal que concede auxílio financeiro e viabiliza a permanência no curso de graduação a estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica, especialmente a indígenas e quilombolas. Os recursos são pagos diretamente aos alunos por meio de um cartão de benefício.

A finalidade da iniciativa é minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a permanência e a diplomação desses estudantes de graduação, além de reduzir o custo de manutenção de vagas ociosas em decorrência da evasão estudantil e promover a democratização do acesso ao ensino superior de qualidade, por meio da adoção de ações complementares de promoção do desenvolvimento acadêmico.

Confira a portaria que autoriza a abertura de novas inscrições ao Programa Bolsa Permanência em 2018.

Acesse a página do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência.

Acesse o Manual do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência.

Mais informações na Proges, situada no andar térreo da Unidade Amazônia, Campus de Santarém.

Comunicação/Ufopa, com informações do MEC

19/6/2018

Reunião da Proges com discentes indígenas e quilombolas. Foto: Comunicação/Ufopa