Buscar somente nesse site.

Universidade Federal do Oeste do Pará

Andifes apresenta Mapa dos Cortes com dados dos orçamentos das universidades federais

16 de Maio de 2019 às 18:07

Em entrevista coletiva realizada nesta quinta, 16 de maio, em Brasília (DF), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) apresentou o Painel dos Cortes, uma ferramenta interativa que reúne dados do Sistema Financeiro do Governo Federal (SIAF) e mostra o contingenciamento orçamentário detalhado por universidade federal. O objetivo da iniciativa é esclarecer a população acerca dos orçamentos das instituições de ensino e dos bloqueios de recursos sofridos em 2019.

No painel é possível visualizar o mapa dos cortes, que mostra dados por estados e regiões do País. Também é possível acessar os números específicos de cada instituição de ensino. A pesquisa também permite a aplicação de filtros, detalhando, por exemplo, os tipos de orçamento e os grupos de despesas. É possível, ainda, verificar os cortes por ação orçamentária e os cortes ocorridos ao longo ao ano.

Na Ufopa, o orçamento de custeio, fixado em pouco mais de R$ 40 milhões, sofreu um corte de aproximadamente 30%. Já os recursos para investimentos, de R$ 14 milhões, foram reduzidos em quase 65%. Dessa forma, o orçamento total da universidade, inicialmente de R$ 54 milhões, agora está na faixa dos R$ 33 milhões.

Conheça e explore o Painel dos Cortes.

Mais informações: http://www.andifes.org.br

Renata Dantas, Comunicação/Ufopa