Ultima atualização em 24 de Setembro de 2020 às 12:53

Andifes Norte: Sobre a nomeação de reitores das Universidades Federais

ANDIFES – REGIONAL NORTE

Sobre a nomeação de Reitores das Universidades Federais

Na última sexta-feira (18/09/2020), o pleno da Andifes decidiu, por ampla maioria, por lançar um manifesto em favor da nomeação de Reitores das IFES, escolhidos por suas comunidades. A Regional Norte da Andifes, que congrega as Universidades Federais da Região Norte, dos Estados do Maranhão e do Mato Grosso, se une a este movimento para consolidar um pacto político-social, entre o Governo Federal e a Rede das IFES, pela homologação da consulta democrática realizada nas comunidades para escolha dos Reitores. Conjuntamente, defendemos a necessidade de uma articulação política, principalmente com a Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais, para a mudança na legislação referente à nomeação dos Reitores, na direção de estabelecer que de fato a eleição aconteça nas comunidades, em conformidade com uma luta histórica das Universidades pela escolha democrática de seus gestores.

Em tempos difíceis, é importante destacar o papel prioritário e estratégico das instituições de educação superior, particularmente em economias emergentes como a brasileira e em regiões periféricas como a Amazônia.

Enquanto a Universidade pública brasileira tem se reorganizado para enfrentar diferentes desafios de ordem econômica e social, sejam eles impostos pela reestruturação do capital, pela expansão da educação superior, pela busca de qualidade, pela garantia de equidade, pela transnacionalização, entre outros, ela agora enfrenta, juntamente com os Reitores legitimamente nomeados, dadas as incertezas relacionadas à lista tríplice, a falta de um melhor planejamento para a gestão, a impossibilidade de uma transição adequada e, em alguns casos, a desaprovação do programa de gestão pela maioria da comunidade.

Nesse sentido, ressaltamos a importância da nomeação para a Universidade Federal do Pará, a maior Universidade da Região Norte, do Reitor Emmanuel Tourinho, aprovado por 88,6% de sua comunidade acadêmica. Para além de homologar a escolha democrática na Universidade, isto garante a continuidade de um trabalho com resultados avalizados pela comunidade, evitando uma ruptura institucional com consequências negativas profundas e de longo prazo.

Santarém, 24 de setembro de 2020.

Prof. Hugo Alex Diniz

Presidente – Andifes Norte

(Documento disponível AQUI em PDF.)