Ultima atualização em 7 de Fevereiro de 2023 às 15:36

Apresentação do grupo Iurupari da Ufopa abre I Festival de Teatro do Tapajós

O espetáculo teatral “Desimpério” se apresenta nesta terça-feira, 7 de fevereiro de 2023, a partir das 20h, na Casa de Cultura de Santarém.

O Projeto Iurupari, grupo de teatro da Ufopa, é que fará a apresentação de abertura do I Festival de Teatro do Tapajós, que começa hoje, terça-feira, 7 de fevereiro, e segue até o dia 16 deste mês na Casa de Cultura de Santarém. O festival conta com 10 espetáculos a serem apresentados diariamente, a partir das 20h. O evento ainda conta com oficinas e palestras, ofertadas gratuitamente a qualquer pessoa que tiver interesse em participar.

O espetáculo “Desimpério”, do grupo teatral Iurupari, é do gênero épico e tem concepção dramatúrgica idealizada pelos integrantes do espetáculo, concebida a partir dos textos “Peça Didática de Baden-Baden sobre o Acordo” (1929), de Bertolt Brecht, e “O Último Discurso” do filme “O Grande Ditador” (1940), de Charles Chaplin. A direção é de Leandro Cazula e a classificação indicativa é de 14 anos.

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/9dca58838749f7d3fd57914c1173bbeb.jpg
Grupo de teatro Iurupari durante uma de suas apresentações.

Proposta cênica – O processo de criação do espetáculo “Desimpério” foi concebido durante as atividades do Núcleo de Jovens e Adultos do Projeto Iurupari em 2022. O espetáculo apresenta cenas textuais e corporais, de construções coletivas entre os atores e atrizes, com uso de sonorizações reproduzidas eletronicamente e jogos cênicos, que buscam instigar reflexões sobre as contradições da sociedade em sua distopia tecnológica que massacra, tortura e oprime os homens.

O espetáculo pretende, ainda, provocar reflexões sobre o progresso técnico e científico em detrimento da sociedade e sua possível “humanidade”. Questiona os avanços científicos que ultrapassam a importância do indivíduo social, que acabava sendo sacrificado em nome da ciência. O espetáculo tem duração de 40 minutos.

Sobre o festival – A primeira edição do Festival de Teatro do Tapajós viabiliza à comunidade em geral o acesso gratuito a apresentações de espetáculos teatrais de várias regiões da Amazônia Legal e prima pela excelência artística dos espetáculos que se apresentarão nos 10 dias de evento, trazendo nomes de notório saber para a promoção de intercâmbios, debates e bate papos com a plateia presente, além de promover a difusão das apresentações através de transmissões ao vivo pelo canal do Grupo Olho D’água. Outro diferencial do Festival é a ampliação do acesso a surdos e pessoas cegas através da tradução simultânea em LIBRAS e audiodescrição das apresentações realizadas.

Sobre o Projeto – O Projeto Iurupari – Grupo de Teatro é desenvolvido na Ufopa desde março de 2015, e formou um grupo de pessoas dispostas ao fazer cênico para o exercício do fazer teatral entre si e que concretiza apresentações teatrais. Efetivou-se um projeto de extensão e cultura com atividades artísticas no âmbito acadêmico, que se concretiza com resultados direcionados para a comunidade em geral. As atividades dos núcleos formativos do projeto ocorrem aos sábados no Auditório Wilson Fonseca e no Espaço de Formação Cultural, na Unidade Rondon/Campus Santarém da Ufopa.

A proposta tem o apoio da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) e do Instituto de Ciências da Educação (Iced).

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/1aa4e760cf08ac505228c005fbbdd03f.jpg

Mais informações: