Ultima atualização em 4 de Fevereiro de 2020 às 11:55

Aprovados comemoram na divulgação do resultado do PSR 2020

Uma programação organizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), em parceria com os Centros Acadêmicos, proporcionou na manhã de hoje um momento de muita alegria aos aprovados no Processo Seletivo Regular 2020 da Universidade Federal do Oeste do Pará. Quem foi ver a lista no mural da Unidade Amazônia participou de um emocionante momento de comemoração dos aprovados.

Música, fogos, pinturas e muitos abraços marcaram a festa. Tamyres Cristine da Silva Mafra externou sua grande alegria pela conquista. “Passei no bacharelado interdisciplinar em Saúde. Tudo o que eu queria. Gratidão, uma nova oportunidade, um novo caminho. Estou muito feliz”, disse ela.

Filipe Tavares do Nascimento, morador da comunidade Tabocal, saiu bem cedo de casa para ver se seu nome estava na lista dos aprovados no curso de licenciatura em Ciências Biológicas. E a emoção tomou conta quando viu seu nome: “É um sonho. Eu sempre almejei estudar aqui na Ufopa, na universidade federal. Graças a Deus eu consegui alcançar”.

Para Grazielly Evilin Xavier, aprovada no curso de Pedagogia, passar na universidade federal é mais que uma conquista. Ela disse: “É a realização de um sonho porque eu sempre quis passar numa federal. Passar na Ufopa é uma grande realização, principalmente, para pessoas que não têm condições financeiras, então... Nem consigo falar de tão emocionada”.

/media/file/site/ufopa/imagens/2020/ccad788d6e268c05a23f71ef9104d49f.jpg
Divulgação dos aprovados no PSR 2020 no mural da Unidade Amazônia.

O presidente do DCE, Igor Santos, disse que esse é um momento de reconstrução da história com as universidades públicas. “Estamos reconstruindo isso na Universidade. Nós que somos alunos sabemos o quanto é importante passar, e o quanto é significativo passar em uma universidade pública federal”, destacou. Ele manifestou a alegria em proporcionar o momento de celebração com os aprovados: “Esse espaço para os novos colegas é muito importante, é gratificante ver a alegria nos olhares deles por terem passado para entrar nessa grande universidade que é a Ufopa”.

Alegria também foi o sentimento manifestado pela pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Solange Ximenes, na recepção dos aprovados. “Nós sabemos que a maioria é do estado do Pará, e são estudantes que têm alguma vinculação com as camadas populares. Então, a Universidade está alcançando quem realmente precisa de acesso à educação superior pública e de qualidade. Isso significa que estamos cumprindo o nosso trabalho, a responsabilidade social da instituição. Por isso é momento de celebrar. Estamos muito felizes com isso”, enfatizou a professora. No PSR 2020 foram mais de 12 mil inscrições, sendo 96% delas do estado do Pará.

/media/file/site/ufopa/imagens/2020/12d458478672c6f51b11389532ec586c.jpg
Nos campi também houve divulgação nos murais.