Ultima atualização em 27 de Abril de 2022 às 12:49

Arqueólogo da USP que aponta Santarém como a cidade mais antiga do Brasil participa de debate com pesquisadores da Ufopa

Na próxima quarta-feira, 27 de abril, será realizado um debate entre pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e o professor Eduardo Góes Neves, arqueólogo da Universidade de São Paulo (USP). Em trabalho publicado no ano de 2015, o pesquisador da USP sustenta que Santarém é a cidade mais antiga do Brasil, com pelo menos mil anos.

O debate está sendo organizado pelo projeto de extensão Luz e Ação da Amazônia, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHGTap). A programação será transmitida a partir das 18h, via YouTube, pelo canal do Instituto Cabana do Tapajós.

Será um momento de conversa com arqueólogos, historiadores e antropólogos da Ufopa, arquitetos e demais interessados da comunidade acadêmica e sociedade em geral. Os internautas poderão fazer perguntas e interagir com o palestrante e os debatedores.

“Góes afirma que Santarém pode ser considerada a povoação organizada mais antiga do Brasil. Assim, diante dos últimos acontecimentos que destroem sítios e ambientes, como o ocorrido com a Praça Rodrigues dos Santos, este evento assume dimensões políticas, sociais e culturais a partir da reflexão crítica que precisamos fazer sobre as cidades, região e Amazônia para assumirmos uma posição de compromisso e responsabilidade com a vida e a natureza”, diz o professor Jackson Rêgo Matos, do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), coordenador do projeto Luz e Ação na Amazônia. Ele também coordena a comissão de estudo, em parceria com o IHGTap, sobre a Praça Rodrigues dos Santos, a qual envolve arqueólogos, antropóloga e historiadores da Ufopa, a partir de ação que o Ministério Público do Pará move contra a Prefeitura Municipal de Santarém.

Confira o trabalho publicado pelo professor Eduardo Góes Neves:

Acompanhe o debate: https://www.youtube.com/watch?v=PAI3sHuHHtQ

25/04/2022