Ultima atualização em 6 de Janeiro de 2023 às 16:49

Artigo sobre agriculturas do Sertão e da Floresta ganha Prêmio Ignacy Sachs

O artigo “Arranjos Multiatores para a Inclusão Produtiva Rural: Agriculturas do Sertão e da Floresta”, publicado nos anais do 45º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), é o vencedor do 1º Prêmio Ignacy Sachs, na modalidade “Melhor Artigo Científico”.

A premiação é concedida pela Cátedra Itinerante Inclusão Produtiva Rural do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) Sustentabilidade, com o objetivo de reconhecer o mérito dos melhores trabalhos acadêmicos produzidos no Brasil sobre inclusão produtiva rural. O prêmio também abrange as modalidades de “Melhor Dissertação de Mestrado” e “Melhor Tese de Doutorado”.

Escrito pelos pesquisadores Zilma Borges e Caio Momesso, da Fundação Getulio Vargas (FGV); Raoni Fernandes Azerêdo, do Campus de Alenquer da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa); e Eduardo Vivian da Cunha, do Campus Juazeiro do Norte da Universidade Federal do Cariri (UFCA), o artigo discute como arranjos multiatores têm-se organizado no Brasil rural, analisando potencialidades e limites em colaborar para a inclusão produtiva dos agricultores familiares.

A investigação teve como foco dois arranjos multiatores rurais em contextos locais diversos: a Rede Origens Brasil® – APARAÍ, vinculada à Associação do Assentamento de Desenvolvimento Sustentável PDS Paraíso, na região da Calha Norte, no município de Alenquer (PA), em contexto de áreas de preservação ambiental e da floresta amazônica; e o Grupo de Economia Solidária e Turismo Rural da Agricultura Familiar (Gestraf) e sua rede de apoio, no município de Barbalha (CE), em contexto da zona rural do Cariri cearense.

O artigo está organizado em três seções, além da introdução e considerações finais. A primeira traz uma discussão sobre os aspectos relacionais que envolvem os arranjos multiatores e as dinâmicas que se articulam com a inclusão produtiva rural; a segunda é dedicada aos aspectos metodológicos; e a última, à apresentação dos casos, resultados de pesquisa e sua discussão.

Link do artigo: https://www.anpocs.com/index.php/encontros/papers/45-encontro-anual-da-anpocs/gt-33/gt43-1/13240-arranjos-multiatores-para-a-inclusao-produtiva-rural-agriculturas-do-sertao-e-da-floresta?format=html&path=45-encontro-anual-da-anpocs/gt-33/gt43-1

02/01/2023

Foto: Freepik.