Ultima atualização em 7 de Novembro de 2019 às 16:26

Ufopa 10 Anos: protocolo de intenções garante área para Cidade Universitária

Durante solenidade oficial que marcou as comemorações dos 10 anos da Universidade Federal do Oeste Pará (Ufopa), ocorrida na terça-feira,5 de novembro, no auditório da Unidade Tapajós, o reitor Hugo Alex Carneiro Diniz e o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, assinaram proposta de “desafetação” de via pública para incorporação de área à matrícula da Ufopa. O referido protocolo será transformado em projeto de Lei e enviado à Câmara Municipal para apreciação. Isso vai garantir a efetivação do projeto da Cidade Universitária.

Para o reitor Hugo Alex Diniz, este é mais um momento histórico no processo de implantação da Ufopa em Santarém. Ele Lembrou a primeira doação, pelo então prefeito Ronan Liberal, que estava na cerimônia, do prédio da escola municipal para abrigar o então campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) na cidade, e acrescentou: “Nós estamos consolidando o projeto da Cidade Universitária em Santarém, e graças a essa parceria com a Prefeitura de Santarém, nós estamos resolvendo um problema, cuja solução está sendo aguardada há mais de 40 anos pelos moradores da Rua Santana. Um caminho que nós encontramos junto com o vereador Dayan Serique, representando a Câmara Municipal: estamos chegando a uma solução, criando condições para que os moradores finalmente legalizem a sua moradia num terreno que até então era impossível regularizar, porque estava no termo de doação do Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós”.

Limites que serão incorporados – O prefeito Nélio Aguiar apresentou os limites que serão incorporados ao imóvel da Ufopa: Rua Raimundo Fona entre a Rua Vera Paz, próximo à 24 de Outubro; Rua Vera Paz entre Raimundo Fona e 28 de Julho; Rua Juventude entre as Ruas Maracangalha e 28 de julho. Ele lembrou das famílias que ocupam, de forma irregular, parte da área da Rua Santana que pertence à Ufopa: “Essa área aqui (parte da Rua Santana) será repassada para o município, que poderá regularizar a área para os moradores”, informou Aguiar.

A vice-reitora Aldenize Xavier apresentou o desenho do que virão a ser os novos limites da Cidade Universitária. “Nós estamos em parceria com a Prefeitura de Santarém, fazendo essa permuta de áreas, ou seja, a Ufopa vai doar ao município parte de área da Rua Santana, onde já vivem moradores há muitos anos. Estamos dialogando com os moradores há vários meses para que isso se efetive. Com essa incorporação nós ganhamos áreas estratégicas para ampliação da Universidade”, comemorou Xavier.

Com a incorporação, a atual área da Unidade Tapajós da Ufopa, que tem 141 mil metros quadrados, irá ganhar mais 9.155 m2, passando para 150.887,38 m2.

No próximo dia 26 de novembro, às 15h, a Câmara Municipal de Santarém fará sessão especial para comemorar os 10 anos da Ufopa. A sessão foi proposta pelo vereador Dayan Serique, que já atuou como servidor da Ufopa.

Matéria relacionada:

Comunicação Ufopa

7/11/2019

Reitor Hugo Alex Diniz e Prefeito Nélio Aguiar durante assinatura do termo de cooperação, 5/11/2019.