Ultima atualização em 27 de Novembro de 2019 às 12:37

Atlas botânico será apresentado a moradores do quilombo Tiningu

“Quilombo Tiningú e Plantas Medicinais: Atlas Botânico”: este é o título da publicação, resultado da catalogação de plantas medicinais utilizadas pelos moradores do quilombo Tiningu a partir dos conhecimentos tradicionais adquiridos ao longo de gerações, e que será apresentada aos moradores do mesmo quilombo na quarta-feira, 28 de novembro, às 14h, na sede da escola.

O trabalho resulta de dissertação de mestrado de Telma Lélia Gonçalves Schultz de Carvalho, defendida em 2017 junto ao Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia (PPGRNA) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Teve o apoio da aluna de graduação Jéssica Paloma Silva, do curso de Biotecnologia, e orientação da Prof. Dra. Patrícia Chaves (Instituto de Biodiversidade e Florestas – Ibef) em 2017, mas só agora está sendo publicado.

O trabalho das pesquisadoras consistiu em entrevistas por meio da aplicação de questionários estruturados com 21 mulheres do quilombo Tiningu. O atlas traz o nome popular e científico da planta, parte utilizada, forma de preparo, forma de uso e indicações terapêuticas por meio da técnica etnofarmacologia, que compreende o resgate e a valorização do conhecimento tradicional relativo aos usos medicinais de plantas por certas populações.

“A perda da biodiversidade e o rápido processo dessas mudanças culturais é um fato muito preocupante, e o estabelecimento de ações para garantir o registro desse conhecimento, inclusive para o uso da ciência, é muito importante e urgente”, conforme consta na abertura do atlas.

O atlas é resultado de trabalho realizado no âmbito do Laboratório de Estudos de Ecossistemas Amazônicos (LEEA) da Ufopa e do Núcleo Tecnológico de Hortifruticultura e teve apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional e Urbano (SDRU).

SERVIÇO:

Sugestão de Pauta: Plantas medicinais utilizadas pelos moradores do quilombo Tiningu são catalogadas em atlas botânico

• Quando: 28/11/2019
  • Onde: Escola do quilombo Tiningu
  • Horas: 14h
  • Sugestão de entrevistas: pesquisadoras e mulheres que participaram do atlas
  • Informações: Lenne Santos – (93) 99156-9577

22/11/2019