Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 3 de Maio de 2022 às 08:45

Aula Magna na Ufopa aborda a importância da vida saudável para o cérebro


O evento, que marca a abertura do ano letivo de 2021, será realizado em modo virtual, com programação aberta a toda a comunidade acadêmica.  

A Ufopa realiza no dia 5 de outubro, a partir das 16h, a Aula Magna, que abrirá oficialmente as atividades acadêmicas de 2021. Com o tema Neurociência e Saúde Mental: A Importância da Vida Saudável para o Cérebro, será ministrada pelo Prof. Dr. Walace Gomes Leal, vinculado ao Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Ufopa.

A programação terá início com as boas-vindas do reitor da Universidade, Prof. Dr. Hugo Diniz, e da vice-reitora, Profa. Dra. Aldenize Xavier. Haverá ainda uma breve fala dos pró-reitores de Ensino de Graduação (Proen), Profa. Dra. Solange Ximenes, de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), Profa. Dra. Lenise Flores da Silva, da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), Prof. Dr. Marcos Prado, e de Gestão Estudantil (Proges), Profa. Dra. Lidiane Leão.

O evento será transmitido pelo YouTube em canal que pode ser acessado AQUI.

Currículo do palestrante — O Prof. Walace Gomes Leal é biomédico, graduado pela Universidade Federal do Pará (1996), com mestrado em Ciências Biológicas, área de concentração em Neurociências, pela UFPA (1999) e doutorado-sanduíche na área de Neuropatologia Experimental pelo Laboratório da CNS Inflammation Group, da Universidade de Southampton, Inglaterra, e Centro de Ciências Biológicas da UFPA (2002).

Realizou pós-doutorado em neurogênese e terapia celular no Wallenberg Neuroscience Center, Section of Restorative Neurology, da Universidade de Lund (Suécia), com o tema "Papel da ativação microglial na neurogênese no cérebro de roedores adultos submetidos a acidente vascular encefálico experimental". Realizou pós-doutorado com o tema "Transplante de células-tronco neurais para lesão da medula espinhal" (2015) na Universidade da California em San Diego (Estados Unidos).

Atualmente é professor de graduação (Associado IV) do Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Ufopa e de pós-graduação (Neurociências e Biologia Celular, Oncologia e Ciências Médicas) do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA. Também é orientador de doutorado no Programa de Pós-Graduação da Rede Bionorte pela Ufopa; coordena o Laboratório de Neuroprotecão e Neurorregeneracão Experimental, onde investiga mecanismos inflamatórios, neurodegenerativos, neurogênicos, além dos efeitos de transplante de células-tronco adultas em modelos experimentais de desordens neurais, incluindo o acidente vascular encefálico, lesão aguda da medula espinhal e epilepsia.

É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPQ; consultor do CNPQ, Ministério da Saúde, Conselho Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia, Fundação de Amparo e Desenvolvimento à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN), Fundação de Amparo e Desenvolvimento à Pesquisa do Estado do Pará (FAPESPA), Food and Health Bureau under the Hong Kong SAR Government, e Hungarian Scientific Research Fund (OTKA). É revisor de periódicos científicos internacionais e nacionais.

/media/file/site/ufopa/imagens/2021/505a740a1cf342581af6e5daa78bff56_IW3AaC5.jpg

Programação nos campi — Os campi da Ufopa, em outros seis municípios do Oeste do Pará, também terão programação para marcar o início do ano letivo de 2021.

Monte Alegre — No dia 5 de outubro, em Monte Alegre, haverá entrega de kits de boas-vindas aos calouros. Este primeiro momento está previsto para 8h30 a 11h30. Às 14h30 serão apresentados o Plano Pedagógico de Curso (PPC), o Regime de Graduação e o Sigaa, além do Sistema de Biblioteca da Ufopa. Às 16h, os calouros serão orientados a entrarem no link da Aula Magna, que será transmitida do Campus Santarém.

Alenquer — Das 9h às 11h30, do dia 5 de outubro, haverá entrega dos kits de boas-vindas aos calouros, seguida de visita às instalações do campus. No dia 6, os calouros serão recepcionados pela diretora do campus, Profa. Dra. Jorgiene Oliveira. Para as 18h está marcada a Aula Inaugural com professor Rogério Favacho, e a partir das 19h será realizada a apresentação do campus, do Plano Pedagógico de Curso, e repassadas orientações sobre ensino remoto. Serão abordados o Regimento de Graduação e o uso do sistema Sigaa pelos técnicos em educação Rui Mayer e Francisco Hélio, além da apresentação do sistema de biblioteca pela servidora Raimunda Nara. Em seguida ocorrerá o encerramento com apresentação cultural.

Itaituba — No Campus Itaituba, no dia 5 de outubro, a partir das 9h, haverá recepção presencial dos calouros pelo diretor, Prof. Dr. Luamim Sales Tapajós, e demais professores.

Oriximiná e Óbidos Os campi Óbidos e Oriximiná também organizam a programação para recepcionar os calouros. Nos dois municípios as atividades relacionadas à recepção estão sendo programadas para março de 2022, com o início das aulas previsto para o 2º semestre deste mesmo ano.

Juruti – Em Juruti, nova turma só entrará no semestre letivo de 2021.2. Nesta etapa não haverá programação.

Programação das Unidades Acadêmicas em Santarém

CFI - O Centro de Formação Interdisciplinar da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) promove a semana de recepção aos aluno(as) ingressantes no Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Ambientais (Bica) no ano de 2021 com programação de 5 a 8 de outubro de 2021. Estão previstas atividades de integração entre alunos, técnicos e docentes do CFI; orientações acadêmicas; e palestras sobre ensino remoto, pandemia, imunização contra Covid-19 e biossegurança. Os detalhes da programação do CFI (aqui). Para dúvidas e contatol: gestãoacademica.cfi@ufopa.edu.br.

Iced - Dia 4 de outubro, recepção do curso de Química, das 8h às 18h, no auditório Wilson Fonseca - Unidade Rondon. Nos dias 4 e 5 de outubro recepção dos alunos do curso de Letras, às 8h, pelo canal Tamo, junto, parente, no Youtube. No período de 5 a 8 de outubro, recepção dos alunos de Matemática e Física, das 14h às 18h, com atividades pelo Google Meet. Na quinta-feira, 7 de outubro, recepção do curso de Geografia, às 9h, pelo Google Meet. O curso de pedagogia fará a programação de recpção dos alunos de 4 a 8 de outubro , às 14h, pelo Google Meet. Recepção para os alunos do curso de História será de 5 a 8 de outubro, das 8h15 às 12h, pelo Google Meet. No dia 8 de outubro, será a recepção dos alunos de Biologia , pelo Google Meet, das 14h às 17h30. A programação detalhada dos cursos no Instagram @iced_ufopa. 

Aulas inaugurais do Forma Pará

Na primeira semana do mês de outubro também começam as atividades nos municípios de Rurópolis e Novo Progresso, a partir do programa Forma Pará. Além do acompanhamento da Aula Magna, que ocorrerá de forma remota, nos dias 6 e 7 de outubro serão realizadas, respectivamente, as aulas inaugurais dos cursos de Agronomia e de Engenharia Sanitária.

A programação em Rurópolis, no dia 6, será às 10h na Câmara de Vereadores do município. Em Novo Progresso, dia 7, às 10h, a programação ocorre no centro de eventos Scremim.

Alunos, professores e autoridades dos municípios são convidados a participar das aulas inaugurais.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2021/9c9da1e618db3f4d638ea036521d1728.jpg  

 

Comunicação/Ufopa

17/09/2021, atualizado em 04/10/2021.

Transmissão pelo You Tube

Notícia em destaque