Ultima atualização em 17 de Fevereiro de 2020 às 11:13

Prazo para Avaliação Institucional da Ufopa é prorrogado até 23 de fevereiro

Docentes, técnicos administrativos e discentes têm a oportunidade de se posicionar sobre a atuação da Universidade em 2019

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) prorrogou até 23 de fevereiro o período para a Avaliação Institucional Interna da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Todos docentes, técnicos administrativos e discentes dos cursos de graduação podem contribuir com suas percepções sobre as ações realizadas pela Universidade em 2019.

A comunidade acadêmica poderá avaliar cinco dimensões, referentes ao ano de 2019:

• Políticas de pessoal, carreiras do corpo docente e de técnico administrativo;
  • Organização de gestão da IES;
  • Infraestrutura física;
  • Planejamento de avaliação;
  • Sustentabilidade financeira.

Para que serve – Realizada anualmente, a Avaliação Institucional faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Após o recolhimento das manifestações da comunidade acadêmica, é elaborado o relatório da avaliação institucional interna, que é encaminhado ao INEP/MEC até o dia 30 de março de cada ano.

A avaliação institucional é integrada a instrumentos de avaliação externa, como o Enade, a avaliação de cursos in loco e o recredenciamento, com o objetivo de traçar um panorama da educação superior e orientar ações para melhoria da qualidade dos serviços ofertados.

O Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufopa (PDI 2019-2023) também prevê a Avaliação Institucional como instrumento para subsidiar o planejamento e a tomada de decisões da gestão da Universidade.

“A participação de todos é importante não apenas pela necessidade de coleta da melhor amostra estatística, mas, sobretudo, porque a avaliação institucional interna constitui-se um espaço democrático de participação da comunidade acadêmica na gestão institucional”, destaca a professora Lilian Aquino, integrante da comissão.

Como participar - Para participar, estudantes e servidores devem acessar os sistemas integrados da Ufopa (SIGAA, SIGADMIN, SIGRH, SIPAC) e responder à avaliação. De rápido preenchimento, o questionário traz questões objetivas sobre as cinco dimensões, que devem ser avaliadas em uma escala de 1 a 5.

07/02/2020. Atualizado em 17/02/2020