Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 22 de Setembro de 2021 às 21:01

Calendário Letivo de 2021 começa no dia 5 de outubro no formato remoto e/ou semipresencial


Com a publicação da Resolução nº 363/2021, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) regulamentou o Calendário Letivo de 2021, com a execução e oferta de componentes curriculares e de outras atividades previstas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de graduação da Ufopa, no formato remoto e/ou semipresencial, a partir do dia 5 de outubro.

A decisão foi tomada em reunião do Consepe, realizada na última sexta-feira, e considerou a Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência em saúde pública pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), além de outros documentos que tratam sobre o período pandêmico.

A Ufopa toma como base o Plano de Biossegurança proposto pelo Comitê Permanente de Crise para Prevenção e Combate ao Coronavírus (Covid-19) da Ufopa, atualizado neste dia 21 de setembro de 2021.

De acordo com a resolução, entende-se por formato remoto a aplicação de uma metodologia de interação aluno-professor não presencial, mediada por ambiente de aprendizagem virtual e acessado por cada um em diferentes espaços. A interação poderá ser em tempo real (atividades síncronas) ou não (atividades assíncronas). No formato semipresencial, haverá uma combinação de metodologias de ensino, remoto e presencial, permitindo que os conteúdos e atividades sejam trabalhados de forma integrada e planejada.

A pró-reitora de Ensino de Graduação (Proen) da Ufopa, professora Solange Ximenes, destacou que as atividades remotas estavam sendo realizadas desde o ano passado, na execução dos calendários acadêmicos do primeiro e do segundo semestre de 2020, encerrado neste mês de setembro. Segundo Ximenes, “a partir de agora serão permitidas as atividades que pressuponham uma maior presencialidade. Poderão ser ofertados componentes de caráter teórico-prático ou prático que seguirão critérios de prioridades a serem definidos pelas respectivas unidades acadêmicas, observando os princípios de segurança definidos pela Universidade”.

As prioridades destacam, por exemplo, os trabalhos de conclusão de curso, estágios supervisionados, aulas de campo, visitas técnicas, entre outros componentes teórico-práticos, sempre de acordo com o Plano de Biossegurança da Ufopa e com as normas previstas pelo Comitê Local de Biossegurança e Vigilância da Unidade (CLBioV).

O reitor da Ufopa, professor Hugo Alex Diniz, ressaltou que há diversos alunos, no processo de formação, que necessitam de atividades práticas e de laboratório. “Olhando para o Plano de Biossegurança que está na tela, olhando para o cenário epidemiológico na nossa região, o Consepe estabeleceu alguns regramentos para que essas atividades presenciais possam acontecer”, disse o reitor.

Entre os principais pontos indicados pela Ufopa estão a necessidade de vacinação para toda a comunidade acadêmica e a adequação dos espaços, além da disponibilidade de insumos, como o álcool em gel, para as atividades presenciais. “À medida que a vacinação avança, nós ficamos mais esperançosos de podermos prestar um serviço ainda melhor para nossos alunos, tendo em vista que a Internet em nossa região dificulta muito as atividades remotas”, concluiu o reitor.

Programa Forma Pará

Pela Resolução nº 365, de 20 de setembro de 2021, do Consepe, foi aprovado o Calendário Acadêmico da Graduação 2021 para as turmas de cursos ofertados pela Universidade Federal do Oeste do Pará no âmbito do Programa Forma Pará.

O semestre letivo 2021.1 será realizado de 5 de outubro de 2021 a 15 de fevereiro de 2022, com alguns dias de recesso em dezembro.

A programação de início das atividades ocorre a partir do dia 5 com a Aula Magna, que será realizada de forma remota, e nos dias 6 e 7 de outubro com atividades específicas nos municípios de Rurópolis e Novo Progresso, respectivamente.

Comunicação/Ufopa

22/09/2021

Calendário acadêmico 2021.1 começa em 5 de outubro

Notícia em destaque