Ultima atualização em 21 de Maio de 2018 às 11:38

Calouros 2018 fazem plantio de mudas no campus de Santarém

Uma ação do Programa de Extensão em Educação Ambiental (Peea), em parceria com a Fazenda Experimental, a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) e a Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) da Ufopa, realizou na manhã desta sexta-feira, 18 de maio, o plantio de cerca de 200 mudas de plantas ornamentais e frutíferas na área externa do Espaço de Convivência (localizado logo atrás do prédio da Reitoria), na Unidade Tapajós do Campus de Santarém. A atividade faz parte da programação de recepção aos calouros 2018 da Ufopa (a programação completa está disponível aqui no site da Ufopa).

As mudas começaram a ser plantadas por volta das 8h da manhã, horário ideal para o plantio, e o evento contou com a participação de aproximadamente 200 calouros (inscritos previamente), que no ato da inscrição, para fazer parte da atividade, tiveram o compromisso de doar uma muda cujo plantio foi realizado, nesta sexta-feira, sob a coordenação dos professores Thiago Vieira e Helionora Alves.

O professor Tiago Vieira é do Instituto de Biodiversidades e Florestas (Ibef) e responsável pela disciplina Estudos Integrativos da Amazônia (EIA). “A ideia da disciplina é mostrar a importância do meio ambiente, principalmente amazônico, para as diferentes profissões, e nada mais oportuno do que eles vivenciarem isso na prática, aqui neste espaço que é um espaço para a convivência dos alunos. Eles ajudarem a criar esse espaço vai ser ótimo como objetivo da disciplina e, claro, da recepção deles como calouros”.

A professora Helionara Alves, também do Ibef, explicou que a ação está relacionada ao projeto “Vamos Cuidar”, do Peea. “Este espaço foi criado dentro das atividades da disciplina de Floricultura e Paisagismo, do curso de Agronomia, ainda no semestre passado. Agora nós estamos melhorando este espaço, que vai sempre estar sendo cuidado, melhorado e, com a ajuda dos alunos, vai ficar ainda melhor”.

Calouro do curso de Direito, Gabriel Oliveira do Nascimento, veio matar a curiosidade sobre plantio. "Achei muito interessante essa possibilidade da interdisciplinaridade, de aprender sobre mudas, sobre plantas, e também a interação entre os calouros. Já conheci gente do curso de Geografia, de Economia”.

Do curso de Ciências Econômicas, Gabriel conheceu o calouro Alan dos Santos, que aprendeu sobre o plantio de mudas frutíferas. “Eu acho que isso aqui é um mamoeiro”, respondeu com uma timidez comum para quem está começando em qualquer na atividade.

A técnica de plantio das mudas foi repassada pelos alunos do curso de Agronomia. Entre eles, um futuro engenheiro agrônomo, estudante indígena Mike Munduruku. “Dentro da minha comunidade, desde que nós nascemos e vamos crescendo, os nossos líderes nos obrigam a ter um cuidado maior com a natureza. Quando a gente vem para a Universidade e começa, num espaço como este, a passar esse conhecimento que a gente adquiriu desde a infância, se torna algo muito gratificante, porque com isso vamos mostrando o quanto é importante a convivência com a natureza. E essa convivência não é simplesmente cultivar e futuramente ter uma planta, mas aprender que existe uma relação muito forte entre o homem e a natureza, porque foi daí que surgiu o senso comum e do senso comum surgiu a ciência, que é o que nós estamos praticando aqui na universidade”. Logo após o plantio, os alunos receberam orientações de como se realiza um processo de compostagem.

Confira aqui mais fotos do evento: https://www.flickr.com/photos/132566521@N05/sets/72157697070986915.

18/11/2018

Calouros realizam plantio de mudas no campus da Ufopa em Santarém