Buscar somente nesse site.

Universidade Federal do Oeste do Pará

Câmara dos Deputados lança Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais

24 de Abril de 2019 às 17:47

O reitor da Ufopa, Hugo Diniz, participou nesta quarta, 24 de abril, do lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). A Frente contará com uma coordenação colegiada formada pelas deputadas Margarida Salomão (PT-MG), Alice Portugal (PCdoB-BA) e pelos deputados Danilo Cabral (PSB-PE), Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) e Túlio Gadelha (PDT-PE).

A cerimônia de lançamento em Brasília foi aberta com a exibição do vídeo produzido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) como parte da campanha em defesa da universidade pública e gratuita, que conta com a participação das 63 universidades federais do País, incluindo a Ufopa.

Margarida Salomão, ex-reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), presidiu a cerimônia na Câmara, ressaltando que a Frente atuará na defesa da autonomia universitária e na resistência aos cortes sistemáticos no orçamento para educação, unindo forças entre o Parlamento e as instituições de ensino para debater e construir projetos para a defesa do sistema de universidades federais. Mais de 70 deputados e senadores participaram da solenidade em Brasília.

“Esta Frente já garantiu grandes avanços para a educação em legislações anteriores, porém estamos vivendo um processo de ataque não só à autonomia universitária, mas também à sua subsistência, por meio de cortes sistemáticos nos orçamentos. As universidades estão enfrentando muitas adversidades, que vão desde o estrangulamento financeiro-orçamentário, passando pelo estado em que se encontra a ciência e tecnologia no Brasil, das quais as universidades são os principais propulsores, e o fato de que nós precisamos defender a liberdade, que é o grande apanágio da vida acadêmica; não se cogita universidade sem liberdade de manifestação. Por todas essas razões, essa Frente é imprescindível nesse momento”, destacou Margarida.

Dentre os objetivos da Frente estão acompanhar ações governamentais e institucionais voltadas às universidades federais; dar celeridade à liberação de recursos financeiros e orçamentários que visem à implementação de programas e políticas públicas dirigidas às universidades; promover e participar de debates públicos que tenham as universidades como objeto; apresentar proposituras ao Poder Legislativo; e promover a valorização da atuação social e econômica das universidades.

Frente parlamentar - É uma associação de deputados de vários partidos para debater um assunto determinado. Para ser criada, a frente deve registrar um requerimento com o apoio de pelo menos 1/3 de membros do Poder Legislativo. Suprapartidária, a Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais já conta com assinaturas de centenas de deputados e senadores.

Assista ao vídeo da Andifes:

24/4/2019

Reitor da Ufopa, Hugo Diniz, presente ao lançamento da Frente Mista pela Valorização das Universidades, ao lado da deputada Margarida Salomão.

Notícia em destaque