Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!
Buscar somente nesse site.

Universidade Federal do Oeste do Pará

Câmara dos Deputados lança Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais


24 de Abril de 2019 às 17:47

O reitor da Ufopa, Hugo Diniz, participou nesta quarta, 24 de abril, do lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). A Frente contará com uma coordenação colegiada formada pelas deputadas Margarida Salomão (PT-MG), Alice Portugal (PCdoB-BA) e pelos deputados Danilo Cabral (PSB-PE), Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) e Túlio Gadelha (PDT-PE).

A cerimônia de lançamento em Brasília foi aberta com a exibição do vídeo produzido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) como parte da campanha em defesa da universidade pública e gratuita, que conta com a participação das 63 universidades federais do País, incluindo a Ufopa.

Margarida Salomão, ex-reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), presidiu a cerimônia na Câmara, ressaltando que a Frente atuará na defesa da autonomia universitária e na resistência aos cortes sistemáticos no orçamento para educação, unindo forças entre o Parlamento e as instituições de ensino para debater e construir projetos para a defesa do sistema de universidades federais. Mais de 70 deputados e senadores participaram da solenidade em Brasília.

“Esta Frente já garantiu grandes avanços para a educação em legislações anteriores, porém estamos vivendo um processo de ataque não só à autonomia universitária, mas também à sua subsistência, por meio de cortes sistemáticos nos orçamentos. As universidades estão enfrentando muitas adversidades, que vão desde o estrangulamento financeiro-orçamentário, passando pelo estado em que se encontra a ciência e tecnologia no Brasil, das quais as universidades são os principais propulsores, e o fato de que nós precisamos defender a liberdade, que é o grande apanágio da vida acadêmica; não se cogita universidade sem liberdade de manifestação. Por todas essas razões, essa Frente é imprescindível nesse momento”, destacou Margarida.

Dentre os objetivos da Frente estão acompanhar ações governamentais e institucionais voltadas às universidades federais; dar celeridade à liberação de recursos financeiros e orçamentários que visem à implementação de programas e políticas públicas dirigidas às universidades; promover e participar de debates públicos que tenham as universidades como objeto; apresentar proposituras ao Poder Legislativo; e promover a valorização da atuação social e econômica das universidades.

Frente parlamentar - É uma associação de deputados de vários partidos para debater um assunto determinado. Para ser criada, a frente deve registrar um requerimento com o apoio de pelo menos 1/3 de membros do Poder Legislativo. Suprapartidária, a Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais já conta com assinaturas de centenas de deputados e senadores.

Assista ao vídeo da Andifes:

Comunicação/Ufopa

24/4/2019

Reitor da Ufopa, Hugo Diniz, presente ao lançamento da Frente Mista pela Valorização das Universidades, ao lado da deputada Margarida Salomão.

Notícia em destaque