Ultima atualização em 21 de Maio de 2018 às 17:25

Campi de Alenquer e Monte Alegre promovem encontro sobre Aquicultura na região Oeste do Pará

Os professores dos cursos de Engenharia de Aquicultura e Administração dos campi da Ufopa em Monte Alegre e Alenquer, respectivamente, estiveram reunidos com membros da Associação de Pequenos Produtores Rurais, Extrativistas e Pescadores Artesanais (Asproexpa), além de pequenos produtores de Alenquer para debater o potencial da piscicultura na região da Calha Norte no Pará. O encontro, intitulado "Roda de Conversa: Aquicultura na Região Oeste do Pará", ocorreu no sábado, dia 19 de maio, das 8h30 às 14h, no Auditório da Cultura.

O evento foi resultado do termo de cooperação técnica articulado junto ao campus da Ufopa em Alenquer e o movimento Social Asproexpa nos municípios de Alenquer e Monte Alegre, por meio do programa de extensão N+ ADESA (Núcleo de Administração, Desenvolvimento e Sociedade na Amazônia), que tem o objetivo principal de fortalecer o ensino, a pesquisa, extensão e inovação ao utilizar um programa cuja interdisciplinaridade considere as dimensões da tríade do desenvolvimento sustentável, governança e políticas públicas na Amazônia.

Além de membros da Asproexpa e de pequenos produtores rurais, estiveram participando acadêmicos do curso de Administração da Ufopa/Alenquer, representantes da Prefeitura Municipal de Alenquer, por meio da Secretaria de Agricultura daquele município, e outros produtores de peixes da região.

Iniciativa - A ação está ligada à iniciativa de estabelecer parcerias entre os campi da Ufopa e a sociedade civil. A professora Dra. Jorgiene Oliveira, coordenadora do N+Adesa é cientista política e como tal trouxe para o programa um dos pontos abordados na sua tese de doutorado, cujo tema foram as relações intergovernamentais. “A parceria entre os campi, relacionada aos demais atores sociais, é um caminho estratégico para que a Ufopa cumpra seu papel multicampi e contribua com o desenvolvimento regional do Oeste do Pará”.

Para a diretora do campus da Ufopa em Monte Alegre, professora Dra. Marcella Radael, “a presença da Ufopa em meio à comunidade é importante para colocar em prática a missão e visão da universidade, que preza pelo desenvolvimento da Amazônia, integrando a sociedade e a natureza. A extensão rural é o principal apoio ao pequeno produtor e agrega benefícios tanto para os produtores, que recebem o acompanhamento técnico, como para professores e estudantes, que encontram nas propriedades a possibilidade de colocar em prática a teoria ensinada em sala de aula, pois parcerias realizadas nesse momento de implantação da universidade são cruciais para o crescimento dela diante da sociedade”.

Já o associado da Asproexpa Naldo Maia considera a parceria muito importante, “porque há muito tempo estamos lutando para estabelecer a parceria com a Universidade, e hoje podemos dizer que nós também estamos dentro da Ufopa”. O presidente da Asproexpa, Jailson Miranda, reafirmou o papel da Ufopa, ao assegurar que “esta ação demonstra mais uma vez a importância de ter um campus da Ufopa em Alenquer. As parcerias beneficiam o movimento e toda a região”.

O professor Me. Carlos Zarzar analisa o evento como um “pontapé para mudar o cenário atual e com isso fomentar a piscicultura sustentável no estado. Essa iniciativa, associada a outras pesquisas promovidas pela Ufopa, tem como propósito obter um diagnóstico do potencial da aquicultura em Alenquer e Monte Alegre para direcionar qual o melhor caminho que devemos escolher para transformar o estado do Pará numa referência em piscicultura nacional”.

Coordenação - A roda de conversa foi coordenadas pelos professores do curso de Engenharia de Aquicultura do campus da Ufopa em Monte Alegre: Carlos Zarzar, Suzete Silva e Ivana Veneza.

Visita – Na ocasião, foi realizada visita técnica a uma propriedade de criação de alevinos em Alenquer, que apresentou potencial para o desenvolvimento de futuras pesquisas e parcerias com a Ufopa. Os professores de Monte Alegre também visitaram a base física do Ministério da Agricultura em Alenquer.

/media/file/site/ufopa/imagens/2018/681e990096016cad7734f879239d335d.jpg

Comunicação/Ufopa com informações da organização do encontro

21/5/2018

Fotos: Divulgação/Coordenação do encontro