Ultima atualização em 14 de Junho de 2018 às 11:43

Universidade multicampi: Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária em Alenquer

O Campus de Alenquer da Ufopa realiza nos dias 25 e 26 de junho de 2018 a I Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (I Jura), com o tema “Nossa Terra, Nossa Vida!”.

Organizado pela Incubadora de Economia Solidária do Campus de Alenquer, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Agricultura Familiar de Alenquer (STTR) e a Paróquia de Santo Antônio, o evento contará com mesas-redondas no Salão Pio XII, dia 25.

Já dia 26 ocorrerá uma audiência pública sobre a questão agrária na Calha Norte, com a análise de conjuntura da questão agrária no Brasil e no Pará, a ser realizada a partir das 9h30 na Chácara do STTR. A audiência contará com a participação da promotora Ione Nakamura, do Ministério Público do Estado do Pará; e do professor Raoni Azerêdo, do Campus de Alenquer.

Aberto ao público e à comunidade acadêmica, o evento contará com a participação de representantes de cooperativas e sindicatos de trabalhadores rurais de outros municípios, como Santarém, Óbidos, Curuá, Monte Alegre, Oriximiná, além de Colônia de Pescadores, Comissão da Pastoral da Terra, entre outros.

Programação - A programação inicia-se no dia 25 de junho a partir das 7h30, com um café solidário de boas-vindas. Às 9 horas haverá a mesa de abertura e, em seguida, uma mesa-redonda com o tema “Questão agrária na Calha Norte: conflitos e regularização fundiária”.

À tarde, a partir das 14 horas, será realizada a segunda mesa-redonda, com o tema “Desafios e potencialidades da agricultura familiar no desenvolvimento territorial da Calha Norte”. À noite, a partir das 19 horas, será debatido o tema “Agricultura familiar e desenvolvimento sustentável”, com a participação da ex-reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro, e do docente Sandro Leão, do Campus de Santarém.

Serviço: I Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária

• Data: 25 e 26 de junho de 2018
  • Locais: Salão Pio XII e Chácara do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Agricultura Familiar de Alenquer (STTR)

/media/file/site/ufopa/imagens/2018/a469cec91557af10aa712aa8f0fc025b.jpg