Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!
Buscar somente nesse site.

Universidade Federal do Oeste do Pará

Campus Itaituba realiza ações para campanha nacional Lixo Zero


16 de Outubro de 2019 às 12:54

De 18 a 27 de outubro, alunos e professores do Campus Itaituba da Ufopa realizam coleta de garrafas plásticas e de vidro como parte das atividades da campanha nacional Lixo Zero, promovida pelo Instituto Lixo Zero Brasil. O Campus Itaituba será sede de um ponto de coleta seletiva, e durante o período da campanha os alunos da Ufopa farão um dia de coleta seletiva pelas ruas e estabelecimentos comerciais da cidade de Itaituba.

“O material coletado será utilizado em pesquisas de engenharia, com o objetivo de utilizar as fibras de garrafas PET para adição ao concreto, podendo aumentar sua resistência à tração. Quanto às garrafas long neck, serão moídas e utilizadas como agregado miúdo no concreto, em substituição à areia. A ideia da ação é de aproveitar materiais que seriam descartados sem reciclagem, aproveitando seu potencial na engenharia civil”, esclareceu o diretor do Campus Itaituba, Prof. Luamim Tapajós.

De acordo com Luamim Tapajós, a indústria da construção civil é responsável por grande parte da emissão de CO2 na atmosfera, devido à cadeia produtiva do cimento. “Com isso, consome diversos materiais não renováveis, como seixo, brita, areia, calcário, entre outros, além de gerar toneladas de resíduos de construção e demolição. Dessa forma, profissionais, alunos e professores da área têm a responsabilidade social de pensar soluções para reduzir os impactos ambientais no planeta”, concluiu.

A ação será realizada em parceria com a Atlética Jaguar, que é dirigida pelos alunos do curso de Engenharia Civil da Ufopa em Itaituba.

Mais informações na página http://semanalixozero.com.br/.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/806c7c32ee2b2949af9ebb48c0801a3e.jpg

 

Comunicação/Ufopa, com informações do Campus Itaituba

16/10/2019

Notícia em destaque