Ultima atualização em 27 de Novembro de 2018 às 12:14

Cineasta francês produz vídeo institucional do Centro de Documentação Histórica da Ufopa

O cineasta francês Ludovic Fossard está produzindo um vídeo institucional de apresentação do Centro de Documentação Histórica do Baixo Amazonas, que é ligado ao Programa de Ciências Humanas e ao curso de História da Ufopa.

Fossard trabalha com a produção de documentários, reportagens e transmissões de televisão na França, com experiência em trabalhos que apresentam de forma comprometida as realidades de um mundo em mudança. O produtor chegou a Santarém por intermédio da antropóloga Émilie Stoll, pesquisadora do Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica (CNRS), que é colaboradora do Centro de Documentação da Ufopa. O vídeo está sendo produzido com enfoque na ação das pessoas envolvidas, professores e acadêmicos que trabalham nas pesquisas e nos processos de armazenamento dos documentos.

O Centro de Documentação Histórica do Baixo Amazonas foi criado em 2017 com o propósito de catalogar, digitalizar e disponibilizar para consulta documentos históricos da região. Inicialmente, trabalhou com documentos dos séculos XIX e XX do Tribunal de Justiça de Santarém. Também já digitalizou documentos do Museu João Fona, do município, que agora passam pelo processo de catalogação.

O coordenador do Centro, professor Gefferson Ramos Rodrigues, disse que a intenção é replicar essa experiência de Santarém para outros municípios do Baixo Amazonas que também têm um acervo significativo para a história da região.

Ele destacou a importância de novas parcerias com instituições e colecionadores particulares de Santarém e região que têm acervos relevantes. “Eu diria que essas pessoas, ou familiares, nos procurassem porque nós podemos dar um tratamento adequado para esse acervo. Eu me refiro também a prefeituras do Baixo Amazonas que têm interesse em ter os seus acervos preservados”, enfatizou.

Em pouco mais de um ano de funcionamento, o Centro de Documentação já produziu dois catálogos com, aproximadamente, 15 mil processos. A equipe já está trabalhando no terceiro catálogo. Esse material, juntamente com o vídeo, será apresentado à comunidade em programação a ser definida.

Veja aqui fotos dos bastidores da gravação.

27/11/2018

Foto: Luana Sousa