Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 24 de Setembro de 2019 às 11:30

Colóquio sobre prevenção ao suicídio dá início ao Setembro Amarelo na Ufopa


Campanha prossegue até sexta-feira, 27, com palestras, debates e atividades de lazer e de saúde.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) promove até sexta-feira, 27 de setembro de 2019, em Santarém (PA), a campanha “Setembro Amarelo”, que visa oferecer um espaço para reflexões e orientações acerca do suicídio e suas formas de prevenção. Promovida pela Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), por meio da Diretoria de Acompanhamento Estudantil (DAE) e do Núcleo de Psicologia (NUPSI), a programação conta com palestras, conferência, oficinas, atividades culturais, esportivas e de promoção à saúde, entre outras.

Nesta terça-feira, 24, pela manhã, o professor Nirson Medeiros, do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), ministra oficina sobre comunicação não violenta, a partir das 9 horas, no Miniauditório HA1, na Unidade Rondon. À tarde, a partir das 14 horas, no mesmo local, o professor Carlos José Freire Machado, do Instituto de Ciências da Educação (Iced), realiza aula de ioga e meditação.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/8903bee3b136a1e20a7f570994e92b05.jpg
Oficina sobre comunicação não violenta. Foto: Ayla Tapajós (Comunicação/Ufopa).

Na quarta-feira, 25, a partir das 9 horas, serão realizadas na Unidade Amazônia diversas atividades de esporte, lazer e qualidade de vida, promovidas pela Coordenação de Esporte e Lazer (CEL) da Proges. À tarde, a partir das 14 horas, haverá um Puxirum Cultural, organizado pelo Coletivo de Artistas Bixa Orellana, no auditório Wilson Fonseca, situado na Unidade Rondon, bairro do Caranazal.

Promoção da Saúde - Na quinta-feira, 26, no Miniauditório HA1, da Unidade Rondon, serão realizadas duas práticas de promoção à saúde. Das 9 às 11 horas, ocorrerá a ciranda pedagógica “Vinculação afetiva e aprendizagem: dialogando sobre interações qualitativas no âmbito da Universidade”, com a pedagoga Helana Miranda, do Núcleo de Gestão Pedagógica (Nugepe) da Proges. À tarde, a partir das 15 horas, será a vez da servidora Cristiane Nogueira, especialista em Terapia Comunitária Integrativa (TCI), ministrar a atividade intitulada “Vivência de Terapia Comunitária Integrativa (TCI) no ambiente acadêmico”.

Também no dia 26, a partir das 15 horas, ocorrerá a palestra "Depressão e risco de suicídio: dialogando sobre a saúde mental do servidor e práticas promotoras de bem-estar e qualidade de vida", a ser proferida pela médica Vivian Silva da Costa Pontes, da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) da Ufopa, na sala 106 (sala de cursos da CDD), na Unidade Amazônia.

A programação do “Setembro Amarelo” na Ufopa termina na sexta-feira, 27, com a conferência “Educação, sofrimento e suicídio: reflexões críticas acerca das relações de trabalho e estudo nos ambientes universitários”, a ser ministrada pelo professor Nilson Berenchtein Netto, da Universidade Federal de Uberlândia, a partir das 9 horas, no auditório da Unidade Rondon.

Promovido pela Diretoria de Políticas Estudantis e Ações Afirmativas (DPEAA) da Proges, o projeto de extensão “Pipocando Ações Afirmativas” realiza à tarde uma sessão especial com a exibição do filme “Se enlouquecer não se apaixone”, que contará com a participação das psicólogas Yara Caripuna e Luanna Figueira. A sessão ocorrerá a partir das 14 horas, na sala 106 (sala de cursos da CDD), na Unidade Amazônia.

Confira a programação completa aqui.

Colóquio - Abrindo a programação do “Setembro Amarelo” na Ufopa, o II Colóquio sobre Prevenção ao Suicídio ocorreu na segunda-feira, 23, no auditório da Unidade Tapajós, com debates e mesas interativas sobre a temática. A mesa de abertura contou com a presença do reitor da Ufopa, Hugo Alex Carneiro Diniz; da Pró-reitora de Gestão Estudantil (Proges), Lidiane Nascimento Leão; do diretor de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), Ruy Guilherme Castro de Assis; e da coordenadora do Núcleo de Psicologia (Nupsi) da Proges, Viviane Moura Canto.

Em seguida, a professora Kassya Rodrigues, coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da Ufopa, fez a mediação da mesa interativa “Estabelecendo diálogos para promoção da saúde e prevenção do suicídio”, que contou com a participação dos professores Rui Massato Harayama, do Instituto de Saúde Coletiva (Isco); e Nirson Medeiros, do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), que refletiram sobre os desafios e as pressões do cotidiano universitário na Ufopa.

“Queremos ter um ambiente favorável ao aprendizado”, afirmou o professor Nirson Medeiros, destacando o fato de que a universidade tem algumas particularidades em relação à Educação Básica, como a formação de pesquisadores e de professores nas mais diferentes áreas do conhecimento. “A universidade é um espaço focado na formação cognitiva do ser. Ela está baseada em aspectos de meritocracia e em critérios rigorosos de avaliação dos alunos”. Segundo o docente, todo esse grau de exigência e de cobrança acaba afetando a saúde mental dos alunos.

Também participaram da mesa interativa a psicóloga Carise Pedroso, do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes); Edilmara Patrícia Rocha de Assis, coordenadora da Clínica de Psicologia do Iespes; José Osmundo Figueira, do Centro de Valorização da Vida (CVV); Ellinger Cristina Sousa Silva de Almeida, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II); da psicóloga Carla Myrian Rosa Rodrigues, do Centro de Atenção Psicossocial III – Álcool e outras Drogas (CAPS AD); da psicóloga Angélica Brandão Santos, do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) de Santarém; e Ingrid Pojo, conselheira municipal de saúde de Santarém.

Para a terapeuta ocupacional Ellinger Cristina de Almeida, do CAPS II, a campanha do “Setembro Amarelo” ajuda a esclarecer à população sobre a saúde mental. “É muito importante que a universidade dê visibilidade ao tema, ter esse olhar para a saúde mental”, afirma. “É muito importante que as pessoas saibam que existem locais com disposição para escutar o outro”, afirmou, destacando o trabalho desenvolvido pela equipe multidisciplinar do CAPS II. “Precisamos falar sobre a depressão, o suicídio, deixar o tabu de lado e dar valor ao diálogo, pois a escuta e o apoio especializado são essenciais para a saúde mental do indivíduo”, explica.

Mais informações no sítio da Proges.

Comunicação/Ufopa

24/9/2019

Mesa interativa discutiu ações de prevenção ao suicídio. Foto: Maria Lúcia Morais / Comunicação Ufopa

Notícia em destaque