Ultima atualização em 20 de Agosto de 2019 às 17:12

Conexão com a comunidade: reitor apresenta balanço da gestão em Itaituba

Antes Hugo Alex Diniz apresentou relatório para gestores da Ufopa em Santarém.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/ba94eee6dad638220abc6e951529e13f.jpeg

Na manhã desta quarta-feira, 14 de agosto de 2019, o reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz, esteve na cidade de Itaituba, onde apresentou o relatório com o balanço de gestão do ano de 2018 a vereadores daquele município. A Ufopa mantém em Itaituba o curso de graduação em Engenharia Civil e está tocando a construção do Bloco Modular Itaituba (BMI), que vai abrigar as atividades da universidade.

O mesmo relatório também foi apresentado na terça-feira, 13 de agosto, em Santarém, aos pró-reitores, diretores e coordenadores da universidade, durante reunião de planejamento realizada no auditório da Unidade Tapajós. A vice-reitora Aldenize Xavier também participou da reunião.

Em Santarém – Durante a sua apresentação, Hugo Diniz ressaltou o trabalho em equipe que vem sendo desenvolvido por seus colaboradores. Falou sobre alguns desafios enfrentados ao longo do ano de 2018, dos novos que deverão ser encarados nos próximos anos, das ações propostas em campanha que já foram realizadas, das novas propostas e ações que deverão ser executadas ao longo de sua gestão, para qual foi eleito até o 2022. "Já iniciamos a execução de 65% das 245 propostas elencadas como principais compromissos de campanha".

“O ano de 2018 foi atípico, pois, em meio às instabilidades políticas geradas por uma eleição presidencial, tivemos que gerir os recursos que estavam alocados pela gestão anterior em áreas que não coadunavam com a nossa proposta de gestão”, alertou Diniz.

“Após fazer as realocações orçamentárias com o apoio do Conselho Superior de Administração (CONSAD), iniciamos uma estratégia de gestão integrada que priorizou os investimentos em infraestrutura na sede e nos campi. Pequenas obras foram concluídas e outras iniciadas; todavia, o principal foco de nosso trabalho foi, a partir da criação do Comitê Gestor de Obras (CGO), dar andamento às obras do Bloco Modular Tapajós (BMT) que estavam paradas e licitar os prédios de Alenquer e Itaituba”, explicou a vice-reitora Aldenize Xavier, que teve papel relevante nas negociações para o início das obras do Bloco Modular Alenquer (BMA). Xavier fez questão de lembrar mais duas licitações concluídas: para construção do Núcleo Tecnológico de Laboratórios (NTL) e do Núcleo de Sala de Aulas (NSA), que estão em execução na unidade Tapajós.

A economia com o pagamento de aluguéis - que foi possível graças ao trabalho de realocação de espaços, associado às mudanças de alguns setores acadêmicos e administrativos para o prédio do Bloco Modular Tapajós (BTM), inaugurado em maio de 2019 - foi, de acordo com o reitor, uma das conquistas importantes do primeiro ano de sua gestão. “Deixamos de pagar mais de R$ 1 milhão em aluguel e até dezembro pretendemos economizar mais de R$ 300 mil com a desocupação do quinto andar do Amazônia", comemorou o reitor.

Ensino – Os avanços neste último ano de gestão também alcançaram o ensino. “No eixo Ensino, houve significativos avanços em 2018. A Ufopa tem-se consolidado como uma instituição de excelência, com conceito institucional 4, o que se tem percebido também na qualidade dos cursos de graduação. Dentre os cursos já avaliados pelo MEC/Inep, temos 2 cursos com conceito 5, 26 cursos com conceito 4 e 10 cursos com conceito 3”, ressalta o relatório.

Confira aqui, na íntegra, o relatório.

14/8/2019

Reitor Hugo Alex Diniz apresenta balanço de gestão em Santarém - 13/8/2019. Foto: Lenne Santos.