Ultima atualização em 9 de Outubro de 2019 às 19:12

Consepe aprova calendário acadêmico de 2020 e Política de Inovação

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aprovou, durante reunião presidida pelo reitor Hugo Alex Diniz e realizada nesta quarta-feira, 9 de outubro, o Calendário Acadêmico Unificado de 2020, que contempla a graduação e a pós-graduação. Esta é a primeira que o calendário traz datas unificadas para os dois níveis de ensino.

Calendário da Graduação – As aulas dos cursos de graduação, no primeiro semestre, iniciam-se em 9 de março e seguem até 11 de julho de 2020. Já o segundo semestre inicia-se em 10 de agosto e vai até 11 de dezembro de 2020. As datas dos eventos que ocorrem ao longo do ano estão detalhadas no calendário.

Calendário da Pós-Graduação – Os conselheiros aprovaram o calendário integrado (graduação e pós-graduação). As aulas dos cursos de pós-graduação devem iniciar-se em 2 de janeiro de 2020 e seguir até 17 de julho do referido ano. No segundo semestre, de 20 de julho a 30 de dezembro.

Calendário do Parfor – Por sugestão do diretor do Instituto de Ciências da Educação (Iced), Prof. Edilan Quaresma, foi incluído no calendário o período de realização das aulas do Parfor, cujas datas foram aprovadas em setembro deste ano, durante o Fórum Estadual. O Parfor oferece três períodos letivos durante o ano, sendo um de forma intensiva. Em 2020 as aulas ocorrerão de 3 de janeiro a 4 de março, de 1 de julho a 11 de agosto; e ainda o intensivo: de 27 de abril a 2 de maio e de 9 a 14 de novembro.

Regimentos - Durante a reunião também foram aprovados dois outros documentos: o Regimento do Programa de Pós-Graduação em regime de doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (SND) e a Política de Inovação da Ufopa, proposta pela Agência de Inovação Tecnológica (AIT), uma exigência da Lei de Inovação.

AIT – A Agência de Inovação Tecnológica foi criada por meio da Resolução n.º 54/2014 da Ufopa, com a missão de identificar oportunidades e promover atividades de estímulo à inovação, ampliando o impacto do ensino, da pesquisa e da extensão, em favor do desenvolvimento que seja ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. Atualmente é dirigida pelo Prof. Roberto Branco Filho, do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG).

Consepe - O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) é o órgão de consulta, supervisão e deliberação em matéria acadêmica da Ufopa. É constituído pelo reitor, como presidente, pelo vice-reitor, pelo pró-reitor de Ensino de Graduação, pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, pelo pró-reitor da Cultura, Comunidade e Extensão, pelo pró-reitor de Gestão Estudantil, pelos diretores das unidades acadêmicas, e pelos representantes das categorias dos docentes, dos técnicos administrativos e dos discentes, estes últimos escolhidos por meio de eleições diretas realizadas pelos Conselhos Superiores.

E-mail: consepe@ufopa.edu.br.

Mais informações na página da Secretaria-Geral dos Conselhos: http://www.ufopa.edu.br/sege/.

9/10/2019

Reitor Hugo Alex Diniz preside reunião do Consepe, 9/10/2019. Foto: Lenne Santos.