Ultima atualização em 21 de Janeiro de 2022 às 01:21

Consepe aprova regulamentação dos Processos Seletivos Especiais da Ufopa

Em decisão histórica, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) aprovou, em sua 5ª Reunião Ordinária, a regulamentação dos Processos Seletivos Especiais Indígena (PSEI) e Quilombola (PSEQ). Ocorrida na tarde da segunda-feira, 6 de dezembro de 2021, a reunião foi transmitida ao vivo pelo canal da Secretaria Geral dos Conselhos Superiores (Sege) no YouTube.

Aprovado por unanimidade — 24 votos favoráveis —, o documento tem a finalidade de regulamentar os processos seletivos especiais para ingresso de indígenas e quilombolas nos cursos de graduação da Ufopa. A resolução aprovada apresenta oito tópicos: Das disposições iniciais; Dos processos seletivos especiais; Do público-alvo; Das vagas; Do processo de seleção; Dos seminários; Dos recursos financeiros; Das disposições finais.

“Me sinto muito honrado de estar presidindo o Conselho Superior no momento em que a gente consolida uma história de luta e de conquista de espaço, tanto para as nossas comunidades quilombolas quanto para as comunidades indígenas. Um momento histórico para a nossa Universidade”, comemorou o reitor da Ufopa, Hugo Alex Carneiro Diniz. “Nosso Consun, desde o primeiro processo seletivo indígena, acreditou nessa política na nossa região e colocou a nossa universidade como referência nessa questão”.

A proposta de regulamentação dos PSEs foi elaborada por uma comissão instituída especialmente para esse fim. A minuta teve a relatoria da Câmara de Ensino de Graduação (CEG) e da Câmara de Assuntos Estudantis (CAE), presididas pelas docentes Honorly Kátia Mestre Corrêa e Lidiane Nascimento Leão, respectivamente. O documento, que também passou por consulta pública, apresenta normas e diretrizes gerais destinadas a institucionalizar e consolidar essa importante política de ações afirmativas da Universidade.

De acordo com o parecer da relatoria, “mencionada estrutura normativa possibilita o acompanhamento, a avaliação e o aperfeiçoamento constante e permanente dessa política afirmativa considerando as condições sociais, étnicas, culturais e econômicas dos povos indígenas e das populações quilombolas, respeitando as suas respectivas identidades sociais e culturais, os seus costumes e tradições, e as suas instituições”.

Para o reitor, a aprovação da resolução “só aumenta a nossa responsabilidade, no sentido de garantir, para além da entrada desse aluno na Universidade, a sua permanência e as condições para que ele termine esse ciclo inicial de formação, dando as condições para que ele avance com estágios e pós-graduação”.

07/12/2021

5ª Reunião Ordinária do Consepe