Ultima atualização em 17 de Dezembro de 2018 às 11:15

Consun aprova resultado da consulta eleitoral e reitor empossa novos diretores

Durante a 9ª reunião extraordinária ocorrida nesta sexta-feira, 14, o Conselho Superior (Consun) da Ufopa aprovou por unanimidade a Resolução 258, de 14/12/2018, que homologa os resultados das consultas prévias para indicação de candidatos a diretores e vice-diretores das unidades acadêmicas do Campus de Santarém, eleitos para o quadriênio de 2019-2022. O presidente do Consun, reitor Hugo Alex Carneiro Diniz, optou por nomear e dar posse - de imediato -  aos novos diretores e vice-diretores, cujos nomes constavam nas listas tríplices enviadas pelo Colégio Eleitoral, que respeitou o resultado da consulta à comunidade acadêmica.

Colégio Eleitoral – Logo após a aprovação do documento, foi instalado o Colégio Eleitoral, instituído pela Resolução 256, de 12/11/2018, e composto pelos integrantes dos Conselhos Superiores. O colégio é responsável pelo envio à Reitoria da lista tríplice, que, conforme prevê a resolução, deve conter os nomes dos mais votados durante o processo de consulta eleitoral à comunidade acadêmica.

Consulta à comunidade acadêmica – O novos diretores e vice-diretores das unidades acadêmicas do Campus de Santarém foram eleitos por meio de consulta regida pela Resolução 253, de 28/9/2018, que instituiu o regimento das consultas prévias para indicação dos nomes para os cargos.

Esta foi a segunda consulta prévia realizada na Ufopa. A resolução em vigor determina que o voto será processado em “caráter paritário e será realizado por via direta e secreta, utilizando o Sistema Integrado de Gestão de Eleições” (SIG-Eleição).  Durante a 9ª reunião o presidente da Comissão Eleitoral de Consulta (CEC), Júnior Almeida (DAP), apresentou o relatório final com os resultados da consulta e se colocou à disposição dos conselheiros para quaisquer esclarecimentos. Não houve questionamento acerca do processo. A pedido do reitor, Almeida relatou sobre a operação do sistema SIG/Eleição. A avaliação foi de que o sistema atendeu às exigências da consulta prévia.

O reitor reconheceu e elogiou o trabalho da CEC: “Foi um trabalho excelente, que trouxe muita tranquilidade e transparência a todo o processo”. Diniz também ressaltou o trabalho do Centro de Tecnologia de Comunicação e Informação (Ctic), responsável pelo SIG/eleição.

Confira a seguir o resultado do processo de consulta prévia para indicação dos candidatos a diretores e vice-diretores das unidades acadêmicas do Campus de Santarém da Ufopa para o quadriênio 2019-2022, homologado pelo Consun e ratificado pela eleição do Colégio Eleitoral.

Resultados – Para o Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), os eleitos foram: Raimundo Valdomiro de Sousa (diretor) e Ricardo Scoles Cano (vice-diretor); Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef): Alanna do Socorro Lima da Silva (diretora) e Maria Lita Padinha Correa Romano (vice-diretora); Instituto de Ciências da Educação (Iced): Edilan Sant’Ana Quaresma (diretor) e Ana Maria Vieira Silva (vice-diretora); Instituto de Ciências da Sociedade (ICS): Jarsen Luís Guimarães (diretor) e Nirson Medeiros da Silva Neto (vice-diretor); Instituto de Engenharia e Geociências (IEG): Julio Tota da Silva (diretor) e Paula Renatha Nunes da Silva (vice-diretora); Instituto de Ciências e Tecnologia da Águas (ICTA): Lucinewton Silva de Moura (diretor) e Frank Raynner Vasconcelos Ribeiro (vice-diretor); Instituto de Saúde Coletiva: Wilson Sabino (diretor) e Flávia Garcez da Silva (vice-diretora). Todos já estão nomeados e empossados. Cada portaria contém a data em que os novos diretores devem assumir seus cargos.

Confira aqui mais fotos da 9º Reunião extraordinária do Consun.

14/12/2018

Conselheiros elegem escolhidos pela consulta prévia