Ultima atualização em 19 de Janeiro de 2022 às 00:56

Colégio Eleitoral elege Profa. Dra. Aldenize Xavier com 94,64% dos votos

Em sessão do Colégio Eleitoral ocorrida na tarde desta terça-feira, 14 de dezembro, foi composta a lista tríplice com os nomes das candidatas eleitas, a qual será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) para posterior nomeação pelo presidente da República, conforme previsto em lei, da futura ocupante do cargo de reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) para o período de abril de 2022 a abril de 2026.

A Profa. Dra. Aldenize Ruela Xavier foi eleita com 94,64%. A Profa. Dra. Solange Helena Ximenes Rocha recebeu 3,57% dos votos, e a Profa. Dra. Lenise Vargas da Silva recebeu 1,78% dos votos. No total, foram 56 votantes, respeitando-se o mínimo exigido pela legislação de 70% compostos por representantes docentes. A votação foi nominal, por meio da manifestação oral de voto.

No início da reunião foi lido o currículo de cada uma das candidatas. Em seguida, cada uma delas expôs e reforçou seus compromissos com a gestão da Universidade.

A reunião do Colégio Eleitoral foi realizada de forma híbrida (on-line e presencial) com número reduzido de presentes, através da plataforma da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O acesso à reunião foi restrito a integrantes do Colégio Eleitoral, porém a comunidade acadêmica acompanhou todo o processo “ao vivo” pelo canal da Secretaria Geral dos Conselhos (SEGE) no YouTube. O link da reunião está no final deste texto.

A eleição para a reitoria de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) ocorre em duas etapas. A primeira é a consulta à comunidade acadêmica (confira aqui o resultado da consulta feita na Ufopa, em novembro). Após a consulta, é elaborada a lista tríplice, que é enviada ao MEC; depois de protocolada no ministério, o presidente da República nomeia, por meio de decreto presidencial, o(a) novo(a) gestor(a).

Confira neste link a reunião do Colégio Eleitoral.

13/12/2021. Atualizada em 14/12/2021.

Composta a lista tríplice para nomeação da futura reitora da Ufopa