Ultima atualização em 30 de Maio de 2023 às 09:21

CPADC da Ufopa ministra formação sobre iniciação científica na educação básica

O Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (CPADC) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está participando da Semana Formativa da Secretaria Municipal de Educação de Santarém, oferecendo a todos os professores da rede municipal de ensino oficina remota sobre o tema "Projeto de iniciação científica na educação básica". Gratuita, a formação começou na segunda-feira, 22 de maio, e segue até quinta-feira, 25, das 16 às 18 horas, com acesso em: https://www.youtube.com/@secretariadeeducacaodesant3010.

Com oito horas de duração, a oficina tem como público-alvo professores do ensino fundamental de qualquer área de conhecimento da escola e demais profissionais da educação que atuam nas escolas municipais de Santarém. A ação faz parte do projeto da VI Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas – Pará (VI FECITBA-PA), que tem financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC) e parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Santarém (Semed).

A iniciativa tem como objetivos estimular e capacitar professores para orientação de projetos de iniciação científica no ensino fundamental, em articulação com o currículo escolar, de forma a atender aspectos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); e orientar como os projetos desenvolvidos nas escolas podem ser submetidos à I Feira Municipal de Ciências, à VI FECITBA-PA e à I FECITBA-PA Júnior, que ocorrerão este ano.

Segundo a coordenadora do CPADC da Ufopa, professora Nilzilene Gomes Figueiredo, do Instituto de Ciências da Educação (Iced), a ideia é que a oficina seja oferecida em três módulos. No primeiro módulo, nos dias 22 e 23 de maio, serão trabalhados os temas "A iniciação científica na educação básica, BNCC e Feiras de Ciências", "Plano de pesquisa" e "Diário de bordo ou caderno de campo".

No segundo módulo, que também ocorrerá no dia 23, será trabalhado o tema "Registros de pesquisa: elaboração de relatórios e resumos". No terceiro módulo, no dia 24, será abordado o tema "Exposição da pesquisa: apresentação oral, banner e vídeo". “O dia 25 de maio, último dia de oficina, será destinado ao feedback dos três módulos e orientações sobre a Feira Municipal e a FECITBA-PA", explica Nilzilene Figueiredo.

Os vídeos disponibilizados para os professores contam com palestras gravadas pela professora Nilzilene Figueiredo, que também coordena a VI FECITBA-PA, e colaboração do professor José Breno da Cruz, assessor de projetos de iniciação científica. A formação tem como mediadora a assessora de Ensino da Semed, Jéssica Costa Ninas, que também coordena a I Feira Municipal de Ciências de Santarém.

23/05/2023