Ultima atualização em 27 de Setembro de 2022 às 12:07

Cuidadores do Ar: Projeto da Ufopa promove oficinas de educação ambiental na EETEPA

O projeto Cuidadores do Ar, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), realiza nos dias 29 e 30 de setembro, em Santarém (PA), duas oficinas de educação ambiental no auditório da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA), situada na Avenida Engenheiro Fernando Guilhon, bairro Alvorada.

Gratuitas, as oficinas serão ministradas por professores da Ufopa e têm como público-alvo bolsistas do projeto, com o objetivo de criar uma rede de monitoramento de qualidade do ar em Santarém. Ao total são 25 bolsistas, sendo 20 alunos do curso técnico em Meio Ambiente e Informática da EETEPA e cinco discentes dos cursos de Ciências Atmosféricas e Ciência e Tecnologia do Instituto de Engenharia e Geociências da Ufopa. As atividades também são abertas à comunidade e às pessoas interessadas.

Na quinta-feira, 29 de setembro, a partir das 18h30, ocorrerá a primeira oficina com o tema “Método de Valoração Econômica Ambiental”, a ser ministrada pela doutora em Ciências Ambientais Glauce Vitor, docente do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) da Ufopa. Na sexta-feira, dia 30, a partir das 10 horas, será a vez do professor doutor Gabriel Costa, do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) da Ufopa, ministrar a oficina “Como ter acesso a dados ambientais”.

A Rede Piloto de Inovação no Monitoramento da Qualidade do Ar na Região Oeste do Pará – Cuidadores do Ar é coordenada pela professora Ana Carla Gomes, do curso de Ciências Atmosféricas, e conta com a participação dos professores Glauce Vitor, Gabriel Costa, Rogério Cruz, Lucas Peres e Theomar Neves, da Ufopa; e Sarah Batalha, da EETEPA.

As atividades têm financiamento da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa do Pará (Fapespa) e apoio da Fundação de Integração Amazônica (FIAM).

Mais informações no perfil do Grupo de Pesquisa Ciências Atmosféricas na Amazônia no Instagram: @gp.caa.

27/09/2022