Ultima atualização em 30 de Abril de 2020 às 08:42

Cuide-se em casa: psicóloga traz orientações para organizar a rotina de trabalho remoto

Nas últimas semanas, quantas vezes você já respondeu a mensagens de trabalho mesmo sendo tarde da noite? Ou se sentiu culpado porque não conseguiu dar conta das demandas do trabalho como antes? Na terceira matéria da série, a psicóloga da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) Daniele Sousa passa algumas recomendações para organizar o trabalho em casa e manter o equilíbrio com a vida pessoal.

Mantenha a rotina – “O nosso cérebro precisa de rotina”, afirma a psicóloga. De acordo com ela, é preciso estabelecer horários, começando por atividades básicas, como acordar e fazer refeições, até as obrigações do trabalho e da casa. Ao determinar uma divisão clara da jornada de trabalho, o objetivo é resguardar o tempo destinado à vida pessoal.

Além de estipular horários, defina um local tranquilo, para ter mais concentração para trabalhar em casa. Organize um espaço que tenha boa iluminação, além de uma mesa e cadeira confortável, regulada para a sua altura, para evitar dores musculares.

Outra forma de ajudar a manter a rotina é vestir-se para trabalhar: “Claro que podem ser roupas confortáveis, mas nada de trabalhar de pijama. Isso ajuda ao cérebro a entender a mudança de cenário, auxiliando na concentração”, explica.

Deixe claro para sua família que você continua trabalhando – Sousa também destaca que haja uma conversa aberta com todos que estão em casa: “Explicar que estamos em situação de pandemia, sendo importante a participação de todos, inclusive respeitando os momentos em que precisará dedicar-se ao trabalho”.

Ela sugere que essa conversa também inclua os filhos pequenos, de 0 a 6 anos, em uma linguagem mais simples. “Talvez fazer pequenos tratos possa ajudar a criança a esperar e respeitar o tempo dos pais ao trabalho, do tipo: ‘você monta esse quebra-cabeças, enquanto trabalho um pouco e depois ficaremos um tempinho juntos’; ‘quando o papai/mamãe estiver ao computador com os fones, vou precisar da sua ajuda para não incomodar. Depois que finalizar, brincaremos’”.

Os pais que tiverem essa opção podem tentar alternar os períodos de trabalho e de cuidar das crianças pequenas, além de dividir tarefas domésticas com filhos que tenham mais idade.

Desconecte-se do trabalho – “O trabalho em casa pode ter gerado, em muitos, a necessidade de estar sempre disponível e de se mostrar produtivo, de querer estar sempre postando algo, ou responder o mais rapidamente possível às mensagens”, explica Daniele.

Segundo a psicóloga, esse comportamento “pode gerar ainda mais estresse e ansiedade”. Por isso, a recomendação é que sejam estabelecidos horários, junto à equipe e ao gestor, em que o servidor estará disponível para contato profissional.

Não se cobre demais – A queda na produtividade também pode ser uma preocupação para o servidor, mas a psicóloga explica que as demandas precisam ser revistas com o gestor. “É importante também gerenciar as próprias expectativas e expectativas da chefia, pois haverá demandas facilmente adaptáveis ao home office e outras não”.

De acordo com Daniele, é importante definir metas de trabalho e ser flexível quanto à carga de trabalho. Ao invés de horas trabalhadas, afirma que “o foco no resultado é bem mais válido”.

Ela enfatiza: “Uma conversa franca com seu gestor, caso perceba que não dá conta de tantas demandas, é genuína e aceitável. E, gestor, sua empatia será muito necessária nesse momento também. Sabemos que as atividades não podem parar, mas tenhamos bom senso para avaliar as demandas mais urgentes e o que poderá aguardar mais um pouco”.