Ultima atualização em 7 de Outubro de 2020 às 13:07

Curso de Agronomia da Ufopa aprova projeto no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

O projeto do curso de Agronomia do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) foi um dos 75 projetos aprovados no edital do Programa Residência Profissional Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Em todo o estado do Pará, foram aprovados 5 projetos.

O edital apresentou como objetivo apoiar a qualificação técnica de estudantes e recém-egressos de cursos de Ciências Agrárias e afins, por meio de treinamento prático, supervisionado e orientado por instituição de ensino e realizado em unidades residentes. Entre elas: empresas do agronegócio, fazendas ou unidades de produção, cooperativas, empresas de assistência técnica, nacionais ou internacionais, da administração direta e indireta, e a sociedade civil organizada.

O projeto da Ufopa tem como título Residência Profissional Agrícola – Unindo a teoria com a prática, coordenado pelo professor doutor Eloi Gasparin, com a colaboração do professor doutor José Augusto Amorim Silva do Sacramento.

A participação no edital foi motivada pela necessidade de formação de mão de obra qualificada para atender a uma demanda de desenvolvimento agrícola crescente na região Norte. De acordo com a coordenação do projeto, a residência profissional agrícola tem o objetivo de sanar duas lacunas que se tornam obstáculos para que a região alcance números ainda maiores em termos de produtividade e desenvolvimento agrícola: formação agrícola e assistência técnica aos produtores.

A partir do projeto, haverá a possibilidade de oferecer aos alunos egressos um complemento na sua formação pela prática vivida no dia a dia do produtor. Além disso, será possível fornecer assistência técnica ao produtor para que ele possa fazer melhor uso dos investimentos em sua propriedade. Esse movimento ajuda a preencher essas lacunas na realidade agrícola, visando maior produtividade com base no manejo adequado dos recursos naturais e com a garantia de alimentação segura para gerações futuras.

No próximo passo, o projeto do Ibef irá selecionar egressos e/ou estudantes do último semestre de Agronomia que estejam pendentes apenas no trabalho de conclusão de curso (TCC), tanto da Ufopa quanto de outras instituições de ensino. Os selecionados receberão uma quantia mensal de R$ 1.200,00 durante um ano, período de vigência do projeto.

Em breve será lançado o edital para seleção dos residentes. Confira a lista dos 75 projetos aprovados no site do Mapa (aqui).

07/10/2020

Edital será lançado em breve.