Ultima atualização em 20 de Março de 2019 às 17:47

Curso de direito da Ufopa é certificado com o selo "OAB Recomenda"

A Ufopa recebeu pela segunda vez consecutiva o Selo de Qualidade OAB Recomenda, entregue pela Ordem dos Advogados do Brasil, no dia 30 de janeiro, em Brasília.

A pró-reitora de Ensino de Graduação (Proen), Profa. Solange Ximenes, participou da cerimônia como reitora em exercício. Neste ano, dos 1.500 cursos de direito no país, 161 instituições privadas e públicas foram contempladas. No processo de avaliação para entrega do Selo, a OAB utiliza como critério dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e a aprovação dos alunos nos últimos exames de ordem.

Solange Ximenes destacou que “o Selo de Qualidade OAB Recomenda consolida o trabalho de uma equipe muito comprometida de docentes e técnicos do Curso de Direito da Ufopa. Este compromisso já é visível no cotidiano do curso. Direito foi o curso mais concorrido no processo seletivo de 2019, possui conceito 4 e tem projetos muito importantes que integram o trabalho de formação na educação superior às demandas da comunidade. Toda a Ufopa está muito feliz com esse reconhecimento”.

Coordenação - Para a coordenadora do curso de Direito da Ufopa, Profa. Shirlei Florenzano, o curso da instituição tem garantido um elevado número de aprovados nos exames de ordem. “Mesmo antes de concluir o curso, temos aprovação significativa de alunos na prova da OAB e também um excelente desempenho no Enade. A OAB tem uma escala e é através dela que recomenda o Selo e leva em conta a aprovação nesses dois exames. Embora não tenhamos nos voltado para essa finalidade, de focar a preparação do aluno para exame de ordem e Enade, os resultados são alcançados devido a outras metas, que envolvem projetos nas áreas do ensino, pesquisa e extensão. Trabalhamos de uma forma mais ampla que acabamos alcançando êxito, também, nos exames, além de concursos públicos”.

Direção do ICS – O diretor do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), ao qual curso está vinculado, Jarsen Guimarães, reconhece que, de maneira direta, o Selo OAB Recomenda é mérito do corpo docente, discente e técnico do curso de Direito da Ufopa: “Indiretamente temos a contribuição da direção do Instituto e de suas coordenações acadêmica, técnica, administrativa e das pró-reitorias da Ufopa. Eu era coordenador do curso de Direito da UFPA quando ganhamos esse reconhecimento; era diretor do ICS quando ganhamos pela primeira vez o selo e agora, ainda na direção do instituto, o curso de Direito novamente ganha o selo, mas o mérito é do curso, formado por professores, técnicos e alunos”.

OAB - O presidente da Subseção da OAB em Santarém, Ubirajara Bentes, disse que é uma honra ter uma instituição com a qualidade da Ufopa, que em 3 anos recebeu dois selos OAB Recomenda: “Isso é resultado de anos de trabalho e dedicação de professores, técnicos, alunos e gestão da própria Universidade. É uma satisfação inenarrável. Isso mostra que o ensino na Amazônia, no interior dela, é de qualidade. Fomos informados com antecedência sobre o selo, mas mantivemos o silêncio para não comprometer a surpresa. Parabéns à Ufopa pela premiação. É o reconhecimento da OAB a um curso de Direito com qualidade e um incentivo a outros para que busquem esse mérito”.

O secretário-geral da OAB, Felipe Sarmento, que é presidente da Comissão Especial para Elaboração do Selo OAB Recomenda, destacou a importância do trabalho realizado para a elaborar a certificação: “Ao longo de suas edições, o Selo alcançou o patamar de guia da educação jurídica brasileira mostrando para a sociedade as instituições que são destaques na oferta do curso de direito. Nesse sentido, ressalto que o Selo OAB não tem o objetivo de criar um ranking entre todas as instituições de ensino superior do país. Seu propósito é evidenciar as faculdades com elevado padrão, com base nos resultados obtidos por avaliações fidedignas com o Exame de Ordem Unificado e o Enade”, declarou.

Estímulo - O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Coêlho, ressaltou que a certificação é “uma forma de estimular a qualidade do ensino jurídico do Brasil; um convite para que as demais faculdades possam também ingressar nesse seleto time de bons índices de aprovações nos exames. O Brasil e os estudantes necessitam de mais qualidade na maioria dos cursos de Direito no país”.

Histórico - A primeira edição do Selo foi divulgada em janeiro de 2001, quando um total de 52 cursos de Direito integrou a publicação. O segundo OAB Recomenda foi lançado em janeiro de 2003, com 60 cursos de Direito no rol de merecedores do selo de qualidade. Na terceira edição, no ano de 2007, 87 cursos foram credenciados a receber o selo. Em 2011, com a quarta edição, chegou-se a 89 cursos. Em 2016, foram 141 cursos beneficiados com o selo.

Apresentação do Selo na Ufopa - A Coordenação do Curso de Direito da Ufopa está organizando para o dia 18 de fevereiro, a partir das 17h, no Auditório da Subseção da OAB em Santarém, a apresentação do selo a toda a comunidade acadêmica e a membros da OAB e suas comissões. O convite ainda será lançado pelos organizadores.

Albanira Coelho - Comunicação/Ufopa, com informações da OAB Nacional

6/2/2019