Ultima atualização em 19 de Março de 2019 às 13:26

DAA realiza evento sobre Mulheres na Universidade

A abertura do evento, cujo tema abordado foi o "Machismo Nosso de cada dia", foi marcada por uma homenagem a Marielle Franco, vereadora do PSOL (RJ), assassinada brutalmente em 14 de março de 2018. A homenagem foi organizada pelo Coletivo Juntas, que reúne além de alunas da Ufopa, mulheres que lutam pela defesa dos direitos da mulher. A abertura contou com a presença do reitor Hugo Alex Diniz e da vice-reitora Aldenize Xavier, além de representantes de movimentos que lutam em defesa das mulheres, dentro e fora da universidade.

A vice-reitora, Aldenize Xavier, ressaltou os números de mulheres entre os docentes: "Somos 49% de mulheres e 51% de homens entre os docentes". Xavier falou ainda sobre a representatividade das mulheres nos campi fora da sede e nas unidades acadêmicas da sede: "Em Óbidos, onde a Ufopa mantém o curso de Pedagogia, quase 90% do corpo docente é formado por mulheres" - o que para ela é reflexo da construção de relações de profissões com as crianças. "Sem fazer nenhuma análise de mérito ou valores, o fato é que desde criança somos instigados a construir determinado valor em nossa mente, essas características vão nos selecionando naturalmente".

A diretora de Ações Afirmativas (DAA), Terezinha Lira, diz que esse tema foi escolhido por se tratar de um problema que as mulheres enfrentam no cotidiano da universidade: "A ideia é refletir, não só sobre o machismo, mas também debater sobre outras formas de violência cometidas contra nós mulheres".

O mês de março é marcado por uma série de atividades que lembram o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8. Na Ufopa, a Diretoria de Ações Afirmativas (DAA) da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) realiza no dia 19 deste mês o evento “Mulheres na Universidade: o machismo nosso de cada dia”. Será no auditório Wilson Fonseca da Unidade Rondon, das 8h30 às 17h30.

Serão realizadas mesas de discussão intercaladas com apresentações culturais. O evento é aberto a toda a comunidade. As inscrições serão feitas no local da programação mediante a doação de um item feminino de higiene pessoal.

Haverá certificado com carga horária de 10 horas aos participantes.

Confira aqui a programação do evento.

12/3/2019, atualizado em 19/3/2019

Mesa de abertura do debate "Mulheres na Universidade", 19/3/2019. Foto: Lenne Santos.