Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 10 de Fevereiro de 2020 às 09:30

Defesa de TCCs de alunos indígenas da Ufopa é destaque em site de revista de Antropologia


A defesa de trabalho de conclusão de curso de dois alunos indígenas da Ufopa foi notícia no site da revista Tipiti, uma publicação da Sociedade de Antropologia das Terras Baixas da América do Sul (Salsa, sigla do nome em inglês). Os alunos Jair Boro Munduruku e Eliano Kirixi Munduruku defenderam seus TCCs em Arqueologia e Antropologia, respectivamente, em novembro e dezembro de 2019.

O trabalho de Jair Boro, intitulado “Caminhos para o passado: Oca’õ, Agukabûk e Cultura Material Munduruku”, teve orientação dos professores Bruna Cigaran Rocha e Vinicius Honorato de Oliveira. Além deles, participaram da banca os docentes do Programa de Antropologia e Arqueologia (PAA) da Ufopa, Camila Jácome e Raoni Valle, e o historiador Jairo Saw Munduruku, um reconhecido especialista da cultura do povo Munduruku. “Ele é da aldeia Sawre Aboy, no rio Jamanxim. Atua com pesquisadores internacionais e possui um conhecimento que nenhum dos outros docentes detém, por conta de pertencer ao povo Munduruku. Ele participou como mais um componente da banca, tendo em vista que buscamos descolonizar as nossas disciplinas”, explica a professora Bruna. O trabalho de Jair Boro recebeu nota 10.

Já Eliano Kirixi apresentou seu estudo “As ações e as presenças indígenas Munduruku em suas muitas histórias”. O video “Daje-Kapap”, realizado pelo aluno em coprodução com Raoni Valle e Lucivaldo Karo, fez parte do trabalho e foi apresentado durante a defesa. Eliano foi orientado pelos docentes Lucybeth Arruda e Raoni Valle, que participaram da banca de defesa ao lado de Jairo Saw e Eduardo Nunes. O trabalho foi aprovado com nota 8,5.

Confira a notícia do site da Tipiti sobre a defesa dos TCC’s dos alunos.

Sobre a Salsa - A Society for the Anthropology of Lowland South America (Salsa) é uma sociedade científica de antropologia que reúne profissionais independentes e é especializada em terras baixas da América do Sul. Tem como objetivos principais promover a pesquisa ética e sólida e promover a educação dos estudantes e do público em geral nas questões estudadas. Congrega especialistas de diversos países.

Comunicação/Ufopa 

6/2/2020

Foto: Publicação

Notícia em destaque