Ultima atualização em 17 de Agosto de 2020 às 09:30

Programação do Dia do Patrimônio Cultural começa nesta segunda-feira, 17, e vai até dia 21

"A valorização da cultura em tempos de pandemia" é o tema que norteará as atividades culturais para celebrar o Dia do Patrimônio Ufopa 2020. O projeto cultural já está em sua terceira edição e é realizado pela Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), sob a coordenação da Diretoria de Cultura e Comunidade (DCC). O evento é gratuito e ocorrerá de 17 a 21 de agosto de 2020, no YouTube e ambiente virtual do Google Meet. A ideia é estimular o debate sobre a importância do patrimônio para as práticas culturais e as mudanças ocorridas devido à pandemia.

No dia 18, a partir das 19 horas, ocorrerá o debate virtual "Monumentos Polêmicos: Cultura, Memória e Disputas no Espaço Público". Será aberto ao público e acessível pelo canal do Estúdio Encontro das Águas da Ufopa, no YouTube. Participam desse encontro os pesquisadores Casé Angatu Tupinambá (Universidade Estadual de Santa Cruz) e Márcia Chuva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro); o historiador e fotógrafo Michel Pinho Silva; e a professora da Ufopa Luciana Gonçalves de Carvalho, como moderadora.

De 17 a 20, sempre no período da tarde, ocorrerão oficinas culturais on-line. As inscrições serão realizadas por formulários eletrônicos, disponíveis aqui. São ofertadas 50 vagas para participantes.

• Dia 17/8, às16h - "Artes visuais: Contos, cantos e encantos: a arte na representação das Amazônias", com Diego Godinho (artista e poeta)

• Dia 19/8, às16h - "Patrimônio cultural, empreendedorismo e empoderamento feminino", com Angelsea Camargo (pesquisadora e designer de biojoias)

• Dia 20/8, às 14h30 - "Arqueologia nas escolas, histórias da Amazônia", com Anne Rapp Py-Daniel e Myrtle Pearl Shock (Ufopa)

• Dia 20/8, às 16h30 - "Artes cênicas: teatro político, educação e cultura", com Maria da Glória Magalhães (UnB)

Mais informações no site da Procce.

Comunicação/Ufopa, com informações da Procce

10/08/2020