Buscar somente nesse site.

Universidade Federal do Oeste do Pará

Diretores de campi participam de Fórum Nacional de Dirigentes no Sul da Bahia

17 de Setembro de 2019 às 12:50

Marcella Radael, diretora do Campus Monte Alegre, e Thiago Moreira, diretor do Campus Juruti, participaram, no período de 12 a 14 de setembro, do I Seminário do Fórum Nacional de Dirigentes de Campus das Instituições Federais de Ensino e do V Encontro de Dirigentes de Campus Fora de Sede e Multicampi. Os dois eventos ocorreram conjuntamente em Porto Seguro, no Campus Sosígenes Costa (CSC) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências de gestão, elevando a integração entre instituições, e puderam conhecer a realidade dos campi que ficam em áreas de maior carência e enfrentam diversas dificuldades, inclusive de acesso.

Participaram dirigentes de 14 instituições federais de ensino e de 22 campi avançados. No encerramento, foi atualizada a lista de membros da organização administrativa do FORCAMPI e estabelecidas coordenações nacional, regionais e estaduais. A ideia é dar visibilidade aos campi avançados e, desta forma, viabilizar a participação mais ampliada no debate sobre a política educacional brasileira para possíveis enfrentamentos da atual realidade.

A diretora do Campus Monte Alegre da Ufopa, Marcella Radael, está entre as representantes eleitas para uma das coordenações estaduais. Segundo ela, “o evento possibilitou a integração entre as universidades representadas e o compartilhamento de experiências das direções de campi de todo o país, o que irá contribuir para o fortalecimento, de forma generalizada, pela busca de uma educação com maior qualidade e de acordo com a realidade regional”.

Já o diretor do Campus Juruti, Thiago Moreira, que agora faz parte da coordenação do FORCAMPI na região Norte, acredita que “é muito importante estar integrado à Coordenação Nacional do evento, representando a região Norte, pois as lutas vão ganhando corpo. Precisamos fortalecer a política multicampi na Ufopa e aprender com as diversas experiências que foram trocadas no fórum e ainda serão trocadas durante essa gestão”.