Ultima atualização em 22 de Setembro de 2021 às 20:42

Docente da Ufopa lança livro sobre dinâmicas da ocupação em Santarém

O professor Márcio Benassuly, vinculado ao Instituto de Ciências da Sociedade da Ufopa, lançará no dia 19 de outubro, às 16h, no Plenarinho da Câmara Municipal de Santarém, o livro Santarém: dinâmicas da ocupação e uso do território (1542-2020), publicado pela editora CRV.

Segundo o autor, o livro é resultado de uma pesquisa que durou três anos, tendo como ênfase de investigação explicar “as transformações no território santareno em face das dinâmicas da ocupação presentes no território municipal dos rios e das estradas, onde a sociedade santarena foi sendo moldada ao longo do tempo”.

A obra analisa Santarém a partir das dinâmicas da ocupação e uso do território municipal dos rios e das estradas. No primeiro modelo, tem-se a área de influência dos rios, com destaque para o Amazonas, o Tapajós, o Arapiuns, o Moju, o Mojuí e Curuá-Una, constituindo a fração do território mais conservada do município. O segundo modelo explicativo abrange a área de influência das rodovias federais, estaduais e municipais, formando a parte do território santareno mais modificada pela ação humana.

O livro traz ainda um rico acervo fotográfico das dinâmicas dos territórios dos rios e das estradas resultante de trabalhos de campo realizados durante os três anos da pesquisa, tanto da zona urbana quanto da zona rural.

O lançamento da obra contará com convidados: a historiadora santarena e presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHGTAp), Terezinha Amorim; o presidente da Câmara Municipal de Santarém, vereador Ronan Liberal; o reitor da Ufopa, Prof. Hugo Diniz; o jornalista santareno e professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Manuel Dutra; e o pesquisador santareno e diretor do Instituto Cultural Boanerges Senna (ICBS), Cristovam Senna.

A obra poderá ser adquirida no dia do lançamento ou no site da editora.

/media/file/site/ufopa/imagens/2021/399e5fd7d537d24af296c2a503ba8c73.jpg

22/09/2021