Ultima atualização em 6 de Janeiro de 2023 às 10:03

Docentes da Ufopa são coautores de publicação da Embrapa sobre monitoramento florestal

Obra compacta e objetiva resgata o conhecimento científico produzido em torno do tema com base em dados monitorados ao longo dos anos pela Embrapa Amazônia Oriental e pela Universidade Federal do Oeste do Pará.

Os professores do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) da Ufopa Ulisses Sidnei da Conceição Silva e Lia de Oliveira Melo são coautores da publicação "Monitoramento Florestal na Amazônia Oriental: histórico e importância da ferramenta para estudo da dinâmica florestal", obra escrita pelo pesquisador Ademir Roberto Ruschel e recém-publicada pela Embrapa Amazônia Oriental.

O documento situa o avanço das pesquisas e a formação de redes nacionais e internacionais, como a Rede de Monitoramento da Dinâmica de Florestas da Amazônia (Redeflor), a Amazon Tree Diversity Network (ATDN), a Rede Amazônica de Inventários Florestais (Rainfor) e o Tropical managed Forests Observatory (TmFO), além de listar 121 títulos técnico-científicos gerados de 1984 a 2021 com base nos dados do monitoramento de parcelas permanentes, pela Embrapa Amazônia Oriental e pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

A publicação destaca a importância da continuidade e evolução do aplicativo computacional Monitoramento de Florestas Tropicais (MFT) para o armazenamento de grandes volumes de dados de longos e contínuos períodos de monitoramento em florestas naturais e plantadas. Sua aplicação está ligada ao estudo, manejo e monitoramento de florestas tropicais, processando inventários florestais temporários e contínuos.

O banco de dados de monitoramento florestal administrado pela Embrapa Amazônia Oriental já conta com mais de 125 mil árvores observadas nos últimos 40 anos, com mais de 8 milhões de registros de variáveis armazenados em arquivos de backups do MFT. Os dados são provenientes da Floresta Nacional do Tapajós (Belterra), PA Santo Antônio (Mojuí dos Campos), Vitória do Jari, Associação Virola-Jatobá (Anapu), Parque Zoobotânico (Marabá), Fazenda Cristalina (São Domingos do Araguaia), Fazenda Shet (Dom Eliseu), Fazenda Cikel (Paragominas), Campo Experimental da Embrapa (Moju) e Capoeira do Black (sede da Embrapa em Belém). As parcelas de várzea ficam em Belém (Área de Pesquisa Ecológica do Guamá), Limoeiro do Ajuru, Curralinho, Breves, Afuá e Gurupá.

Também são coautores da publicação os pesquisadores Fabrício Nascimento Ferreira (Embrapa), José Natalino Macedo Silva (Ufra), João Olegário Pereira de Carvalho (Ufra), Márcio Hofmann Mota Soares (Embrapa), José Francisco Pereira (Embrapa), Lucas José Mazzei de Freitas (Embrapa) e Milton Kanashiro (Embrapa).

Acesse a publicação AQUI.

Comunicação/Ufopa, com informações do professor Ulisses Sidnei da Conceição Silva (Ufopa) e da Assessoria de Imprensa da Embrapa Amazônia Oriental

21/12/2022, atualizada em 22/12/2022.