Ultima atualização em 5 de Outubro de 2018 às 12:51

Docentes da Ufopa vão apresentar pesquisas em seminário na USP

Nos dias 22 e 23 de outubro será realizado, em São Paulo, o Seminário “Amazônias contemporâneas: conflitos e perspectivas”, promovido pelo Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Geografia Humana da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e as instituições associadas Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e o Instituto Federal do Pará (IFPA).

No seminário, seis professores da Ufopa vão apresentar pesquisas que estão sendo realizadas na região. O objetivo do evento é discutir conflitos na Amazônia a partir de pesquisas em andamento, que tratam de temas como mineração, acesso à água, conflitos em terras indígenas, entre outros, por meio de casos localizados na Ilha do Marajó, no Baixo Amazonas, em Belém, na Amazônia Atlântica e em Carajás. Além disso, também serão abordados temas como educação indígena e a especificidade da urbanização amazônica. Outro foco do evento é disseminar os esforços de pesquisadores, centros, institutos e universidades amazônicos dedicados a interpretar a realidade local.

Os professores da Ufopa participarão dos seguintes grupos temáticos: "Agricultura, conflitos e territorialidades na Amazônia", "Portos, rodovias e políticas públicas na Amazônia" e "Produção do Espaço e Turismo na Amazônia".

Lista dos professores e dos trabalhos a serem apresentados:

• Eneias Barbosa Guedes: Territorialidades em tensões na fronteira amazônica: contraditórios processos de apropriações e disputas por terra e território na gleba fundiária Ituqui, Santarém-P;

• Leandro Pansonato Cazula: Apropriação privada de terras públicas por meio de ferramentas de política ambiental na região oeste do Pará;

• Gilber Valério Cordovil: O rio e o barco: a circulação criadora no Baixo Amazonas paraense;

• Ivan Gomes da Silva Viana: Políticas públicas e a (re)produção de empreendimentos portuários na Amazônia;

• Rogério Almeida: Entre o rio e o asfalto: as disputas de territórios em entorno do lago do Maicá, no município de Santarém/PA;

• Mizant Couto de Andrade Santana: Produção do espaço urbano para e pelo turismo na cidade de Santarém/PA.

5/10/2018