Ultima atualização em 2 de Maio de 2019 às 18:53

Doutorado em Educação na Amazônia lança edital para primeira turma até julho de 2019

No dia 30 de abril de 2019, representantes institucionais da Rede EducaNorte e das universidades envolvidas no Doutorado em Educação em Rede se reuniram na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, para discutir sobre as atividades iniciais do curso, denominado Educação na Amazônia (EducaNorte).

A rede é formada por 40 pesquisadores de oito universidades federais e uma estadual da região Norte. Além da Ufopa e da UFPA, integram a rede as universidades federais do Amazonas (Ufam), do Tocantins (UFT), do Acre (UFAC), do Amapá (Unifap), de Roraima (UFRR), de Rondônia (Unir) e a Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

Representando a Ufopa, participaram da reunião a Profa Dra. Maria Lília Colares, o Prof. Dr. Anselmo Colares e o coordenador de Programas Institucionais da Proppit, Prof. Dr. Bruno Batista. O encontro contou com a presença do reitor da UFPA, Prof. Dr. Emmanuel Tourinho, e da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da universidade, Profa. Dra. Maria Iracilda Sampaio. Ambos ressaltaram a importância rede EducaNorte como uma ação que visa reduzir a assimetria que marca a história de desigualdades na formação qualificada de pesquisadores no Brasil, e que penaliza especialmente a região Norte. O objetivo com o novo doutorado é que se fortaleça uma rede de pesquisadores qualificados que compreendem a educação regional, de forma integrada.

A rede é constituída por quatro polos: UFPA, em Belém; Ufam, em Manaus; Ufopa, em Santarém; e UFT, em Palmas. O polo Ufopa está sob a coordenação da Profa. Maria Lília Colares e do Prof. Luiz Percival Leme Britto.

Processo Seletivo 2019

Serão abertas 55 vagas para a formação de novos doutores, estudando, prioritariamente, a educação na Amazônia. Na Ufopa serão ofertadas nove vagas, distribuídas entre os professores orientadores Anselmo Colares (1 vaga), Luiz Percival Leme Britto (1 vaga), Tânia Brasileiro (2 vagas), José Ricardo Mafra (1 vaga), Sinara Almeida (1 vaga), Solange Ximenes (1 vaga) e Maria Lília Colares (2 vagas).

As vagas distribuem-se em três linhas de pesquisa, que consolidam subáreas específicas da área de educação: 1) Formação do Educador, Práxis Pedagógica e Currículo; 2) Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação; e 3) Saberes, Linguagem e Educação.

A previsão é que o edital com as regras do processo seletivo seja divulgado até julho de 2019. A seleção, que deve ser concluída em dezembro, será realizada nos quatro polos, incluindo a Ufopa. As aulas da primeira turma terão início em março de 2020. Elas ocorrerão de forma compartilhada, com turmas presenciais em cada instituição, integradas por meio de videoconferência, com um professor coordenador-geral e um professor responsável em cada sala de aula.

2/5/2019

Professores reunidos em Belém discutiram atividades iniciais do novo Doutorado em Educação em Rede na Amazônia.