Ultima atualização em 24 de Fevereiro de 2023 às 18:49

Doutoranda da Ufopa produz ensaio fotográfico sobre incêndios na savana Alter do Chão

A doutoranda Talita Baena, do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) da Universidade Federal do Oeste do Pará, produziu um ensaio fotográfico com imagens dos efeitos dos incêndios na savana Alter do Chão, ocorridos em 2019, nas comunidades de Alter do Chão e de Ponta de Pedras, na cidade de Santarém, Oeste do Pará. O ensaio foi publicado na revista Iluminuras (publicação eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais), vinculada ao Laboratório de Antropologia Social do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O trabalho apresenta uma breve narração dos acontecimentos em setembro de 2019, com a ocorrência dos incêndios, e apresenta registros fotográficos da área afetada pelo fogo, desde os vestígios iniciais, passando pelos impactos na fauna, presença de pesquisadores na área e o novo florescer em espaços queimados.

Segundo a autora, “o ensaio também traz trechos dos diários de campo de um estudo social de ciência e tecnologia, que por meio de uma observação participante, no Laboratório de Física e Química da Atmosfera, faz cartografia de controvérsias ambientais e registros fotográficos e audiovisuais da ciência em ação dos estudos de clima e meio ambiente, desenvolvidos pela rede de pesquisadores que atua junto ao laboratório, evidenciando também como controvérsias políticas e a especulação imobiliária impactam os ecossistemas e as pesquisas na Amazônia”.

Para ler o trabalho completo, visite a página do artigo (clique no link do ensaio): https://seer.ufrgs.br/iluminuras/article/view/118038.

Rosa Rodrigues - Comunicação/Ufopa

28/12/2021

Os incêndios ocorreram em 2019.