Ultima atualização em 18 de Outubro de 2018 às 16:57

Durante encontro na Ufopa, Fórum Municipal de Educação Infantil é instalado em Santarém

Nesta semana, a Ufopa está sediando discussões significativas para a promoção da educação infantil no município de Santarém. Com a participação de mais de 500 educadores e acadêmicos, na quarta-feira, 17, foi realizado o I Encontro do Fórum Municipal de Educação Infantil, durante o qual foi instalado o Fórum de Educação Infantil de Santarém (Feis). O Feis é formado por diversas entidades que atuam na área educacional: Conselho Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação, Sindicato dos Profissionais da Educação de Santarém, escolas particulares e a Ufopa.

Para a presidente do Conselho Municipal de Educação, Greice Goch, o fórum vai potencializar a fiscalização das políticas públicas voltadas para a educação básica, com foco na educação infantil: “Nesse momento a gente vai fazer um trabalho de forma articulada com o Fórum de Educação Infantil, Fórum Municipal de Educação e Conselho Municipal de Educação”.

A coordenadora de Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação, Allyne Fernandes, destacou a importância da instalação do fórum como um momento de construção de políticas públicas. Segundo ela, “é um momento de construção que possibilita um alinhamento dessas discussões para que só aconteçam coisas boas no nosso município para a educação infantil”.  Atualmente, o município de Santarém atende cerca de 12 mil crianças na educação infantil em creches, centros de educação infantil e em escolas municipais.

A comissão atual que coordena os trabalhos do Fórum de Educação Infantil de Santarém é presidida pela professora Sinara de Almeida, da Ufopa. Ela destacou que o principal papel do fórum é acompanhar as ações e propor políticas públicas na área da educação infantil. É necessário, segundo a professora, conhecer as políticas públicas de educação para crianças de até seis anos que já estão implantadas, fazer críticas, acompanhar e propor novas políticas que visem ao pleno desenvolvimento das crianças nessa primeira etapa da educação básica.

Quanto ao papel da Ufopa nesse processo, a professora Sinara disse que “a universidade tem um papel fundamental no sentido de contribuir com a formação dos professores, com discussões acerca das teorias que envolvem a infância e a educação da criança, e o esclarecimento sobre questões importantes relativas ao cuidado da educação na primeira etapa da educação básica”.

A criança, a vida, a escola … - Dando prosseguimento à programação, foi realizada na manhã desta quinta-feira, 18, a abertura oficial do IV Seminário de Educação Infantil do Oeste do Pará, que reuniu no auditório da Unidade Tapajós, Campus de Santarém, mais de 500 profissionais da área. “O objetivo este ano é avançar na compreensão sobre o currículo dessa primeira etapa da Educação Básica, como ele foi constituído. E também pensar as práticas a partir desse currículo”, explica a coordenadora do evento, Sinara Almeida da Costa, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil (Gepei).

“Temos um público de mais de 500 pessoas participando do evento, composto principalmente por professores de creches e de pré-escolas, das unidades de educação infantil de Santarém, além de estudantes dos cursos de Pedagogia, especialmente da Ufopa”, afirma Sinara da Costa, que é docente do Instituto de Ciências da Educação (Iced). “Trouxemos referências nacionais para discutir o tema do currículo, inclusive duas professoras que compuseram a equipe contratada pelo Ministério da Educação (MEC) para pensar a Base Comum Curricular para a Educação Infantil, um dos temas que será abordado durante o evento”.

A abertura do seminário, que prossegue até sexta-feira, 19, contou com a participação do reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz; do vice-prefeito de Santarém, José Maria Tapajós; da secretária Municipal de Educação, Mara Regina Xavier Belo; da diretora de Pós-Graduação da Ufopa, Lenise Vargas Flores da Silva; da vice-diretora do Instituto de Ciências da Educação (Iced), Cleise Fonseca de Abreu; e do presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação de Santarém (Sinprosan), Josafá da Costa Gonçalves.

/media/file/site/ufopa/imagens/2018/2b74a1e798cf45b4c56f5727227ef263.jpg
Mesa de abertura do Seminário de Educação Infantil do Oeste do Pará.

Na abertura, o reitor da Ufopa destacou a importância da instituição em sediar o evento: “A Educação Infantil também é responsabilidade da Universidade, para além da formação profissional. Por isso, temos que investir em uma política para a Educação Infantil”, afirmou. “A preocupação com o estudante tem que começar na educação básica. Temos dado exemplo de sermos uma universidade inclusiva. Porém, são muitos os desafios e dilemas internos para lidar com a formação desse estudante”.

Hugo Diniz anunciou que a universidade investirá na implantação de uma creche dentro da instituição. Ele reafirmou ainda o compromisso institucional assumido com a creche Seara, visando dar apoio a ações promovidas pela entidade, que atende crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social de diversos bairros de Santarém: “A Ufopa tem como auxiliar a creche Seara, por meio de projetos com a participação de nossos alunos. Para isso, estamos pensando em alguns eixos de atuação”.

Confira aqui a programação dos eventos.

Veja aqui as fotos do I Encontro do Fórum Municipal de Educação Infantil.

Acompanhe os registros do IV Seminário de Educação Infantil do Oeste do Pará.

18/10/2018

Instalação do Fórum Municipal de Educação Infantil de Santarém.