Ultima atualização em 14 de Março de 2019 às 16:18

E-book com relatos indígenas é apresentado no II ComunicAção Indígena

Um dos destaques da segunda edição do ComunicAção Indígena foi a apresentação, no dia 14 fevereiro, do ebook interativo “Da Flecha ao Mouse”, produzido pelos alunos indígenas que integram o projeto “Uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação Básica Indígena”, coordenado pelos docentes Eliane Flexa e Claudir Oliveira, ambos do curso de licenciatura em Informática Educacional da Ufopa.

“A apresentação é a culminância do trabalho desenvolvido em 2018 a partir do nosso projeto, que trabalhou a preparação desses alunos para o uso de aparatos tecnológicos. O objetivo era que eles tivessem autonomia quanto ao uso desses recursos durante sua trajetória na Ufopa, nas atividades acadêmicas das disciplinas que vão cursar”, explica Eliane.

Os alunos aprenderam a trabalhar com ferramentas de informática e softwares de edição de texto e apresentação, seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “Percebemos que eles já conseguem formatar um trabalho acadêmico de acordo com essas normas, por exemplo. Além disso, de setembro a novembro, eles foram para suas aldeias colher informações, fotografar e gravar vídeos”, destaca a professora.

O ebook é uma compilação de relatos a partir dessas experiências vividas pelos alunos indígenas em suas aldeias, com seus familiares, apresentando a realidade de 11 etnias que compõem as turmas da Formação Básica Indígena (FBI) na Ufopa. Além dos indígenas, também participaram como coautores do livro os graduandos da licenciatura em Informática Educacional que trabalharam como monitores do projeto.

“Foi uma grande oportunidade pra nós, porque é uma experiência como professor dentro da sala de aula, já tendo contato com os alunos, sabendo como trabalhar com eles, aplicando as didáticas que nós aprendemos dentro do curso. Esse produto, o livro, vai dar visibilidade para nosso curso e para as etnias presentes na FBI”, enfatiza Afonso Lima, acadêmico da Ufopa e um dos monitores do projeto.

O livro eletrônico estará disponível para toda comunidade a partir de abril deste ano.

Renata Dantas - Comunicação/Ufopa

14/2/2019