Ultima atualização em 27 de Abril de 2021 às 12:06

Programa de Monitoria Acadêmica abre cadastro para projetos e inscrição de discentes monitores

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) e a Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) publicaram no último dia 24 o edital do Programa de Monitoria Acadêmica para o cadastro de projetos de monitoria institucionais de acessibilidade e Ce Anama e para a seleção de discentes monitores. As inscrições começam nesta segunda-feira, 26.

Inscrições para monitoria – Os monitores deverão desenvolver atividades em aulas teóricas ou práticas, auxiliar em tarefas didáticas, dentre outras atribuições conforme orientação do docente responsável. Discentes podem se candidatar no período de 26 de abril a 10 de maio, exclusivamente pelo formulário online. É necessário também observar os requisitos listados no item 4 do edital.

Os monitores poderão atuar como bolsistas ou voluntários. Para os bolsistas, o valor da bolsa é de R$ 400, e a carga horária semanal é de 20 horas. Voluntários poderão atuar por 10 horas ou 20 horas semanais, dependendo da disponibilidade.

Há 15 bolsas disponíveis para monitores de Acessibilidade, sendo 13 para o Campus Santarém e 2 para o Campus Juruti. A vigência é de 1º de junho a 31 de dezembro de 2021.

Para os monitores do Ce anama são 95 bolsas, distribuídas da seguinte forma: Instituto de Ciências da Educação (24), Instituto de Ciências da Sociedade (10), Instituto de Engenharia e Geociências (12), Instituto de Biodiversidade e Florestas (10), Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (12), Instituto de Saúde Coletiva (7), Formação Básica Indígena (10), Alenquer (1), Itaituba (1), Juruti (2), Monte Alegre (1), Óbidos (1) e Oriximiná (4). A bolsa tem início previsto para 25 de maio e vai até 31 de dezembro de 2021.

Cadastro de projetos – Para a concessão das bolsas de monitoria, é necessário que as unidades efetuem o cadastro ou a atualização dos projetos institucionais no prazo de 26 de abril a 14 de maio, de acordo com as instruções dos Anexos 1 e 2 do edital.

Os projetos de acessibilidade devem ter como objetivo ações acadêmicas voltadas a estudantes público-alvo da educação especial, composto de pessoas: com deficiência; com altas habilidades e superdotação; com transtornos globais de desenvolvimento; surdas; e com transtorno do neurodesenvolvimento e da aprendizagem.

Já os vinculados ao Ce Anama devem ser voltados ao acompanhamento e apoio pedagógico a estudantes indígenas e quilombolas. É possível registrar projetos destinados a estudantes com percurso acadêmico defasado em relação ao ano/turma de ingresso, nos moldes do Programa Especial de Ajuste de Percurso Acadêmico (PEAPA), e também a estudantes da Formação Básica Indígena (FBI).

Acesse o edital nº 3/2021.

Documentos e atualizações podem ser consultados na página de editais da Proen.

26/04/2021