Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 18 de Novembro de 2020 às 12:49

Edital do Programa de Ações Emergenciais: projetos aprovados selecionam alunos bolsistas


O Comitê Gestor dos Programas Institucionais (CGPrits) da Ufopa publicou, dia 12 de novembro de 2020, o edital referente à seleção de discentes bolsistas e voluntários para os projetos aprovados e contemplados com recursos do Programa de Ações Emergenciais (Paem). Serão concedidas 30 bolsas no valor de R$400,00/mês cada.

Seleção – Os docentes com projetos aprovados deverão realizar a seleção dos discentes bolsistas. Para cada projeto contemplado com recurso, será selecionado o número bolsistas indicado no plano de trabalho submetido ao edital Paem.

Novos docentes colaboradores poderão ser incluídos no grupo Integrado após a aprovação da proposta, sendo necessário o envio da ficha de inscrição do grupo integrado atualizada para o e-mail cgprits@ufopa.edu.br, conforme cronograma definido no edital.

Etapas – O processo de seleção será conduzido por pelo menos três servidores do grupo integrado do projeto contemplado, que deverá dar preferência para métodos de seleção remoto. A seleção consistirá em duas etapas. A primeira fase, de caráter eliminatório, será a homologação das inscrições. A segunda fase, eliminatória e classificatória, será uma entrevista.

Inscrições – O período de inscrição dos discentes vai de 18 a 20 de novembro de 2020. A inscrição será feita conforme chamada pública de seleção, sob a responsabilidade dos docentes dos projetos, com divulgação e indicação de local, horário e procedimento. O professor deverá informar o endereço de e-mail ou outros meios de comunicação que pretenda utilizar.

Bolsas – As bolsas Paem serão implementadas em três modalidades:

a) Modalidade I – PSR Ampla Concorrência

I. Ingressaram na Ufopa pelo Processo Seletivo Regular (PSR), por ampla concorrência.

b) Modalidade II – PSR Cotista

I. Ingressaram na Ufopa pelo Processo Seletivo Regular (PSR) por cotas; OU

II. Estudaram todo o Ensino Médio em escola pública; OU

III. Encontram-se em condição de vulnerabilidade socioeconômica atestada pela Proges em seus editais.

c) Modalidade III – PSE, ou Quilombola ou Indígena

I. Ingressaram pelos processos seletivos especiais indígena (PSEI) ou quilombola (PSEQ); OU

II. Ingressaram na Ufopa pelo Processo Seletivo regular (PSR), mas se autodeclaram indígenas ou quilombolas.

As bolsas serão distribuídas entre ampla concorrência, cotistas do Processo Seletivo Regular (PSR) e ingressantes do Processo Seletivo Especial (PSE) nas seguintes proporções:

I - se a proposta solicitar 1 bolsa, esta deverá ser destinada a cotista PSR ou PSE;

II - se a proposta solicitar 2 ou 3 bolsas, 1 deverá ser destinada à ampla concorrência e as outras destinadas a cotistas PSR ou PSE;

III - se a proposta solicitar 4 bolsas ou mais, deverão ser distribuídas 25% para PSE, 50% para cotistas PSR e 25% para ampla concorrência.

Critérios – Além de apresentar os documentos exigidos no edital, os estudantes selecionados deverão atender, dentre outros, aos seguintes requisitos: estar regularmente vinculado a um curso de graduação da Ufopa; não estar cursando o penúltimo ou o último semestre do curso de graduação; não possuir vínculo empregatício; não acumular outra bolsa, exceto bolsa permanência e outros auxílios estudantis concedidos.

Os bolsistas se comprometem a cumprir 20 horas semanais na execução do plano de trabalho e a estar regularmente matriculados em curso de graduação da Ufopa durante toda a vigência da bolsa.

Voluntários – O edital também prevê a formação de cadastro de reserva para atividade voluntária, não remunerada, para atuar nos projetos do Paem. Os estudantes classificados no processo de seleção fora do número de vagas para bolsistas poderão atuar na condição de voluntários.

Confira:

Projetos e links para inscrição

- O Programa de Ciência e Tecnologia do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da Ufopa divulgou edital de seleção de bolsistas e voluntários para os projetos do Programa de Ações Emergenciais, com cinco bolsas no valor de R$ 400,00 cada. A duração do projeto é de 12 meses. As bolsas serão distribuídas em quatro projetos: Sistema de desinfecção de ar baseado em ultravioleta (2 vagas); Soluções para esterilização a partir da radiação UV-C (1 vaga); Desenvolvimento de um dispenser de álcool gel automático (1 vaga); e Produção de conteúdo digital para auxiliar estudantes de Engenharia (1 vaga). Confira as informações dos projetos aprovados do IEG.

Inscrições AQUI.

- A Coordenação do Projeto "Tecnologias digitais de aprendizagem em tempos de pandemia", vinculado ao Programa de Ações Emergenciais da Ufopa (Edital nº 01/2020-CGPRITs-PAEM), divulga a Chamada Pública para seleção de bolsistas e voluntários para participação nos planos de atividades. O projeto foi elaborado com o objetivo de contribuir com a formação continuada de professores da Ufopa, do IFPA e de escolas de Santarém, bem como com a formação inicial de professores no Iced para habilidades didático-pedagógicas em “ambientes virtualizados”, por meio de estudos, debates, experimentação de objetos digitais no processo de ensino aprendizagem para o ensino remoto emergencial. Acesse a chamada pública simplificada do Iced.

Inscrições AQUI.

- O projeto "'Alfabetização' em Tecnologias Educacionais Digitais aplicadas ao ensino remoto" oferta uma vaga para bolsista, que irá auxiliar na investigação de ferramentas digitais aplicadas ao ensino e aprendizagem de forma remota, bem como na elaboração de e-books. Acesse a chamada pública na página do Iced.

Inscrições AQUI.

- O projeto "Enfrentamento aos impactos da Covid-19 sobre ensino de Ciências Agrárias" seleciona um bolsista para atuar na produção de material didáticos para disciplinas dos cursos de ciências agrárias, como videoaulas e materiais impressos e digitais. A intenção do projeto é manter uma identidade única, inovadora, em consonância com os avanços tecnológicos atuais, integrando os vários meios disponibilizados para auxiliar o ensino ciências agrárias e mitigar o impacto da pandemia sobre o processo de ensino e aprendizado. Acesse o edital de seleção na página do Ibef.

Inscrições AQUI.

- Os campi de Juruti e Oriximiná publicaram a Chamada Pública Conjunta n. 02/2020 para seleção de bolsistas no projeto "Integração Multicampi: Unidos no combate à COVID-19" para executarem atividades em ambos os municípios. Os bolsistas irão atuar em campanhas educativas e distribuição de kits para os alunos para contribuir para um retorno seguro às atividades dos campi de Alenquer, Monte Alegre, Itaituba, Juruti, Oriximiná e Óbidos. Acesse a chamada pública na página do Campus de Juruti.

- O Campus Oriximiná seleciona estudantes para o projeto "Plataforma de suporte ao ensino utilizando tecnologias acessíveis à realidade da infraestrutura de internet da Amazônia" com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de um sistema leve e intuitivo para os docentes. As informações estão na página do Campus Oriximiná.

- O projeto "Medidas educativas e de monitoramento para contenção do novo coronavírus no Oeste do Pará – uma abordagem multicampi" dos campi de Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná oferta seis bolsas no total, sendo duas para cada campus. A proposta busca promover a disseminação de informações técnicas e confiáveis para auxiliar no combate ao coronavírus, com estratégias de comunicação na rádio e na web e desenvolvimento de aplicativo para o monitoramento da Covid-19 na região do Baixo Amazonas. A chamada pública conjunta pode ser acessada na página do Campus Monte Alegre.

Inscrições AQUI.

Comunicação/Ufopa

13/11/2020 atualização em 18/11/2020

Inscrições até 20 de novembro

Notícia em destaque