Ultima atualização em 14 de Setembro de 2022 às 17:38

Eleições: Lançado edital para indicação de diretores e vice-diretores dos institutos da Ufopa

O período eleitoral será de 14 de novembro a 4 de dezembro, com consulta à comunidade marcada no dia 5 de dezembro.

Foi divulgado o edital para consulta prévia à comunidade acadêmica sobre a escolha dos candidatos aos cargos de diretor(a) e vice-diretor(a) das unidades acadêmicas do Campus Santarém da Ufopa para os próximos quatro anos (2023-2026). A consulta prévia irá ocorrer no dia 5 de dezembro deste ano, no horário das 9h às 21h. O voto terá caráter paritário e será computado de forma direta e secreta, através do Sistema Integrado de Gestão de Eleições, o SIG-Eleição da Ufopa, com período eleitoral de 14 de novembro a 4 de dezembro.

O processo de consulta, normatizado pelo regimento aprovado pela Resolução nº 296, de 9 de agosto de 2022, do Conselho Universitário (Consun), estabelece um mandato de quatro anos, a contar da data de posse. Participam deste processo as seguintes unidades acadêmicas: CFI, Ibef, Iced, ICS, ICTA, IEG e Isco.

Para participar do processo eleitoral, os candidatos deverão apresentar ficha de inscrição, declarando que aceitam e se submetem às regras do processo de consulta, bem como a investidura no cargo, caso sejam eleitos.

Plano de Gestão — Para o pedido de inscrição da chapa, os candidatos devem apresentar seu plano de gestão para execução nos quatro anos de mandato. Ele será o documento que irá orientar as atividades desenvolvidas. Além disso, ao término do mandato, um relatório deverá ser apresentado ao conselho da unidade acadêmica.

Nesta consulta, são elegíveis os professores doutores que integram a carreira de magistério superior na Ufopa. Já os eleitores são os estudantes e os servidores da Ufopa, que se encontram nas seguintes condições: docentes efetivos, substitutos e visitantes; técnicos administrativos efetivos; servidores legalmente afastados por motivos de licença pra tratamento de saúde, licença-maternidade, licença-capacitação e para qualificação profissional.

Parfor e Forma Pará

Também estão aptos a votar os discentes integrantes do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), vinculados ao Iced, e do Programa Forma Pará, dos núcleos dos municípios de Rurópolis e Novo Progresso, vinculados ao Ibef e ao ICTA, respectivamente.

Para mais informações, os candidatos podem entrar em contato com a Comissão Eleitoral de Consulta, por meio do e-mail institucional: comissaoeleitoral@ufopa.edu.br.

O regulamento, o calendário das eleições, a ficha de cadastro e o endereço do local para realizar a inscrição estão disponíveis no site http://www.ufopa.edu.br/eleicoes2022/.

Talita Baena — Comunicação/Ufopa

14/09/2022

Consulta à comunidade está marcada para 5 de dezembro.