Ultima atualização em 23 de Outubro de 2020 às 15:36

Em última expedição de 2020, Abaré faz mais de 800 atendimentos na região do Arapiuns

O Navio Hospital Escola Abaré finalizou a série de expedições deste ano às comunidades ribeirinhas. A última viagem ocorreu de 15 a 21 de outubro, percorrendo 35 comunidades da região do Rio Arapiuns. Devido à grande estiagem na região, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Conselho Municipal de Saúde decidiram cancelar a viagem que estava prevista para novembro. A embarcação passará por manutenção e será preparada para reiniciar o cronograma de viagens em 2021.

Em outubro, 828 pessoas foram atendidas pela equipe do Abaré com serviços de atenção básica à saúde, seguindo o protocolo de sanitização na embarcação a cada período de atendimento. Houve consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, dispensação de medicamentos, vacinação, coleta do PCCU e aplicação de testes rápidos, promovidos pelo Centro de Testagem Anônima (CTA), para hepatite B, sífilis e HIV. Como medida de prevenção à Covid-19, os atendimentos odontológicos foram voltados apenas aos casos emergenciais.

De acordo com administrador da Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH), José Dirceu Costa, o número de pacientes que apresentaram sintomas de síndrome gripal foi menor em comparação aos últimos meses, reduzindo significativamente a aplicação de testes para detecção de Covid-19. Foram testados 32 pacientes, sendo 22 pelo teste rápido e 10 pelo teste RT-PCR.

23/10/2020